Copa da Inglaterra

‘Pronto para Seleção’: João Pedro brilha na Copa da Inglaterra e empolga torcedores

Atacante brasileiro deu uma assistência e começou a jogada do segundo gol na vitória do Brighton sobre o Newcastle

O Brighton visitou o St. James' Park neste domingo (2) e saiu, após 120 minutos, com a classificação em cima do Newcastle pela quinta rodada da Copa da Inglaterra. A vitória por 2 a 1, com gol na prorrogação, marcou o brilho de um brasileiro que há muito tempo chama atenção na Inglaterra: João Pedro.

A cria do Fluminense iniciou a partida como um camisa nove autêntico, tendo Rutter como dupla, e deu a assistência para o gol de Minteh bem à sua característica. Em lateral no ataque, o jogador de 23 anos saiu da referência e achou um passe no ponto futuro para conclusão do colega.

Era o empate, pois os Magpies já tinha aberto o placar em pênalti de Isak aos 21 da etapa inicial. O segundo tempo, marcado por expulsões, terminou sem gols e, na prorrogação, brilhou a estrela do jovem brasileiro de novo.

Mesmo sem pernas, já mancando no jogo pelo desgate físico, João Pedro, agora com um centroavante de dupla de ataque, amassionou um chutão que veio do campo de defesa aos oito minutos do segundo tempo extra. Com facilidade, armou a jogada que terminaria em um passe mágico de March e gol de cavadinha de Welbeck.

Entre os 52 pré-convocados para os jogos da seleção brasileira contra Argentina e Colômbia no próximo mês, JP tem ganhado moral com os torcedores brasileiros, que elogiam sua regularidade na Inglaterra e o tratam como pronto para ser o titular como camisa nove do Brasil, uma posição sem dono há muito tempo.

Newcastle começa melhor 1º tempo, mas Brighton melhora e empata no fim

Se pudesse definir o sistema ofensivo dos Magpies em um nome seria Isak. Das cinco finalizações do mandante nos primeiros 45, quatro vieram dos pés do sueco.

Além do gol de pênalti, o centroavante quase marcou logo aos dois minutos, quando recebeu cruzamento de Barnes, cabeceou, Webster tirou e ele ainda isolou o rebote. O camisa 14 ainda teve um gol anulado aos 31, por impedimento, em uma conclusão que quase furou as redes de Verbruggen, além de um chute de longe que foi facilmente defendido.

Isak comemora gol pelo Newcastle
Isak comemora gol pelo Newcastle (Foto: Divulgação/Emirates FA Cup)

O único chute do Newcastle que não veio do atacante central foi de Gordon, uma batida colocada de fora da área que terminou nas mãos do arqueiro dos Seagulls.

O Brighton demorou até entrar na partida, não criou muitas chances, mas soube aproveitar a melhor oportunidade que teve em momento que já dominava mais a partida, entre o meio e o fim do primeio tempo, e empatou o jogo.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Gol anulado no fim frustra mandante no segundo tempo

A etapa final não teve grade nível técnico e ficou marcada pelas expulsões de Gordon e Lamptey aos 38 e 45, respectivamente. O Brighton teve menos a bola, mas finalizou muito mais (12 a dois). A chance mais clara veio com João Pedro em roubada de bola e finalização para defesa de Dubravka.

O Newcastle, mesmo com poucos chutes, teve chances. Bruno Guimarães entrou bem no jogo e quase assistiu Gordon com 15 minutos no relógio, mas a zaga tirou antes que o atacante pudesse concluir o cruzamento rasteiro. Já em levantamento na área de Livramento, Willock não conseguiu alcançar a bola em uma jogada que seria gol certo.

Nos minutos finais, ainda teve um gol anulado de Schar, impedido em falta cobrada por Guimarães na área nos acréscimos.

Dubrakva quase evita classificação do Brighton na prorrogação

Por boa parte dos 30 minutos finais, os Seagulls foram melhores. Com apenas oito, Welbeck fez jogadaça na esquerda e tocou para trás para chutaço de Diego Gómez. Dubravka se jogou na bola e fez uma grande defesa. Na sobra, a defesa afastou outro cruzamento.

João Pedro também teve um chute perigoso bloqueado na área antes que, enfim, o visitante pegasse a vantagem no placar.

O Newcastle pressionou nos minutos finais e quase empatou em batida de Schar que passou rente à trave.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo