Goleiro brasileiro vira herói e time amador faz história ao eliminar Ipswich na Copa da Inglaterra
Maidstone United, da 6ª divisão inglesa, contou com os 'milagres' de Lucas Covolan para superar o Ipswich Town fora de casa e garantir vaga nas oitavas de final
Na manhã deste sábado (27), o Maidstone United, clube da sexta divisão inglesa, fez história ao bater o Ipswich Town, candidato ao acesso à Premier League, por 2 a 1, e alcançar a quinta fase da Copa da Inglaterra. Nunca antes um time amador havia chegado tão longe na competição.
Da quinta divisão para baixo, o futebol inglês é chamado de “non-league” e os clubes que disputam tais campeonatos são considerados amadores ou semi-profissionais. Na terceira fase, o Maidstone United já havia protagonizado grande feito depois de eliminar o Stevenage, da terceira divisão.
Mesmo sofrendo 38 chutes e sendo dominado por praticamente todo o jogo, o Maidstone conseguiu heroica classificação. A equipe amadora soube se defender, contou com uma pitada de sorte e converteu seus únicos dois chutes para vencer o Ipswich Town, atual segundo colocado da Championship (segunda divisão), na casa do adversário.
Como foi a heroica classificação do Maidstone United
Em Portman Road, o Maidsotne saiu na frente com um golaço de Lamar Reynolds no fim do primeiro tempo. No entanto, os donos da casa voltaram melhor do intervalo e conseguiram o empate aos 11′ da etapa complementar – Jeremy Sarmiento marcou. Dez minutos depois, Reynolds roubou a bola no meio-campo, avançou arrastando a marcação e deu assistência primorosa para Sam Corne, que invadiu a área, tocou na saída do goleiro e decretou a histórica classificação.
Corne já havia sido decisivo na rodada anterior da Copa da Inglaterra, ao marcar o único gol do triunfo sobre o Stevenage. Além do camisa 8, o Maidstone precisou contar com outro herói para derrotar o Ipswich. Na reta final da partida, o goleiro brasileiro Lucas Covolan operou milagres e salvou os visitantes em diversas investidas dos donos da casa. Revelado pelo Vasco, o arqueiro concedeu entrevista após o duelo e enalteceu o feito de sua equipe.
– Significa muito (a classificação) (…) Eu tive um ótimo jogo. Estou tão feliz por poder ajudar meus colegas de equipe. Estou tão orgulhoso da equipe. O que conseguimos é inacreditável. Um crédito a todos os fãs. Continuamos lutando até o fim -, disse Lucas.
Lucas Covolan tem 32 anos e é natural de Curitiba. No Brasil, assinou contrato com o Vasco aos 17 anos de idade e chegou ao sub-20 da Seleção Brasileira, onde disputou duas partidas. Já no profissional, o goleiro iniciou sua carreira pelo Athletico-PR, mas não atuou devido a forte concorrência na posição. Ele ainda acumula passagens por Esportivo São Bento (não entrou em campo), Rio Branco-AC e Atlético Acreano, além de outros modestos clubes da Inglaterra.
George Elokobi é quem comanda Maidstone United. O ex-zagueiro camaronês não escondeu a emoção com a classificação e dedicou a vaga a seu país e ao continente africano.
– Este é um momento inspirador para todos nós, para Camarões, para a África, para cada jovem que passou pelo que eu passei na vida. Sempre acredite que havia esperança. Acredite em si mesmo, sempre permaneça humilde, sempre seja respeitoso. Se você tiver isso, pode criar um grupo como eu fiz.
Estatísticas de Ipswich Town x Maidstone United
- Posse de bola: 79% x 21%
- Passes: 681 x 200
- Finalizações: 38 x 2
- Finalizações no gol: 13 x 2
Newcastle bate Fulham em Londres e também avança
Outro que também garantiu vaga nas oitavas de final da Copa da Inglaterra neste sábado (27) foi o Newcastle. A equipe de Eddie Howe venceu o Fulham por 2 a 0, em Londres, e avançou de fase. Longstaff abriu o placar na reta final do primeiro tempo e deu início ao triunfo. Após bola alçada na área dos Cottagers, a defesa afastou mal e o meio-campista, que não tinha nada a ver com isso, emendou petardo no cantinho, sem chances para Marek Rodák.
No segundo tempo, o Fulham ensaiou uma pressão e teve chances de empatar o duelo. Não fez, e acabou penalizado por isso. Aos 16′, Tripper cobrou escanteio na cabeça de Botman, que subiu mais alto que todo mundo e testou para o chão. Rodák conseguiu defesa espetacular, mas no rebote Dan Burn não perdoou.