Copa da Inglaterra

Após polêmicas, Copa da Inglaterra terá mudança drástica na arbitragem

Sete das oito partidas das oitavas de final da Copa da Inglaterra passarão por mudança em seus jogos

Pela primeira vez na história a tecnologia do impedimento semiautomático será utilizado no futebol inglês. Sete das oito partidas das oitavas de final da Copa da Inglaterra terão a ferramenta em seus jogos. O jogos acontecem entre os dias um e dois de março.

A Associação de Futebol da Inglaterra (FA) anunciou nesta quinta-feira (13) que apenas o duelo entre Preston North End e Burnley não terá a utilização do recurso, já que não será disputado em um estádio de Premier League.

Em comunicado, a FA afirmou que a introdução da utilização do impedimento semiautomático ocorrerá após uma série de testes realizados durante esta temporada e será feito em parceria com a Premier League e a comissão de arbitragem inglesa.

— A nova tecnologia será introduzida na quinta rodada da FA Cup em colaboração com a Premier League e a Professional Game Match Officials Limited (PGMOL, órgão responsável pela arbitragem de jogos no futebol inglês profissional) após um extenso período de testes que ocorreu durante a temporada 2024/2025 — divulgou a FA.

Como funciona o sistema de impedimento semiautomático

As bolas utilizadas nas partidas que terão o uso da ferramenta tecnológica serão dotadas de um sensor, instalado ao centro da esfera. Isso permitirá ao sistema de impedimento saber com precisão em que momento houve contato do jogador que passa a bola.

Toda vez que um jogador estiver impedido e o mesmo participar da jogada (ao tocar na bola), uma luz acenderá na cabine do VAR. Um operador dedicado exclusivamente para esse tipo de lance ficará encarregado de acompanhar o funcionamento do novo sistema de impedimento.

Harry Maguire marcou gol polêmico em classificação do United na Copa da Inglaterra
Harry Maguire marcou gol polêmico em classificação do United na Copa da Inglaterra. Foto: Imago

Os lances serão avaliados pelo árbitro de vídeo, que então comunicará o juiz de campo. O impedimento semiautomático substitui as antigas linhas traçadas para marcar os impedimentos e também irá gerar uma animação em 3D para ilustrar os lances.

A Fifa já utiliza do recurso, enquanto LaLiga e Serie A (Itália) adotaram a utilização do sistema entre as principais ligas europeias.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Confrontos das oitavas da Copa da Inglaterra:

  • Preston North End x Burnley*
  • Aston Villa x Cardiff City
  • Crystal Palace x Millwall
  • Manchester United x Fulham
  • Newcastle x Brighton
  • Bournemouth x Wolverhampton
  • Manchester City x Plymouth Argyle
  • Nottingham Forest x Ipswich

*confronto que não terá a utilização do sistema de impedimento semiautomático.

United aproveitou-se da ausência do VAR para se classificar na Copa da Inglaterra

Caso a utilização da ferramenta tecnológica de impedimento tivesse sido implementada na quarta fase da Copa da Inglaterra, certamente o Manchester United teria um pouco mais de dificuldade para avançar.

Os Red Devils venceram o Leicester pelo placar de 2 a 1, de virada, no último minuto do segundo tempo, por intermédio de Harry Maguire. O zagueiro recebeu cruzamento de Bruno Fernandes e marcou o gol da vitória em Old Trafford.

Bruno Fernandes levantou na área para Maguire, um dos mais perseguidos há muito tempo em Old Trafford, virar o jogo.

O zagueiro parecia estar com um corpo inteiro impedido no lance. No entanto, essa fase da FA Cup não conta com o VAR e a posição não pôde ser avaliada novamente, confirmando a classificação do United.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo