Copa da Inglaterra

Atacante do Leeds negou Harvard para marcar esse golaço na Copa da Inglaterra

Em duelo pela Copa da Inglaterra, Patrick James Bamford foi fundamental na classificação do Leeds diante do Peterborough

A história de Patrick James Bamford não é nada convencional, já que o atacante do Leeds também foi atleta de rugby e se destacou na vida acadêmica, tendo se formado com louvor no Certificado Geral de Educação Secundária (GCSE), com nada mais nada menos do que cinco notas 10 em seu boletim. O centroavante estudou francês, biologia, história e teve um desempenho tão incrível nos estudos que recebeu o convite da Universidade de Harvard para se formar e jogar futebol nos Estados Unidos.

Mas, na contramão da maioria, Bamford não desistiu do sonho de se tornar um jogador profissional, deixou os estudos de lado e foi em busca de viver do futebol. Atualmente no Leeds, o centroavante foi o autor de uma pintura na vitória de sua equipe pelo placar de 3 x 0 diante do Peterborough em jogo válido pela 3ª fase da Copa da Inglaterra. Logo aos dois minutos da etapa complementar, o jogador recebeu um lindo lançamento de Ampadu, dominou no peito e sem deixar a bola cair, mandou um sem pulo espetacular, no ângulo do goleiro Talley.

Após confronto e da classificação do Leeds à próxima fase da Copa da Inglaterra, Bamford falou sobre sua trajetória acadêmica e sobre as motivações que o fizeram deixr os estudos para seguir em frente com o sonho de se tornar um jogador profissional de futebol.

“Parece estranho dizer que ir para Harvard era apenas uma opção, mas eu estava tão determinado a ter sucesso no futebol que deixei isso em segundo plano”, afirmou o atacante.

Golaço na Copa da Inglaterra pode ser a redenção para Bamford

Hoje, aos 30 anos, Bamford tenta retomar a sua melhor fase após passar por inúmeros problemas de lesão. Nas últimas duas temporadas, o atacante perdeu nada mais nada menos do que 40 jogos. Em 2023/2024, o centroavante tem recuperado parte do seu bom futebol dos tempos de Middlesbrough, disputou apenas dois jogos como titular, é bem verdade, mas marcou em ambos. O gol antológico anotado diante do Peterborough pode ter sido o início de uma retomada histórica na carreira do atleta.

Estamos no 8º dia de 2024 e o golaço marcado por Bamford já é um dos indicados ao Prêmio Puskas. Caso o desempenho do jogador se mantenha em alto nível, é provável que o atacante consiga um novo clube ao final da temporada. Revelado pelo Nottingham Forest, o centro avante de 30 anos passou toda a sua carreira em clubes da Inglaterra, sendo contratado pelo Chelsea em 2012 e depois passando por empréstimo pelo MK Dons, Derby County e Middlesbrough, clube no qual passou a melhor fase.

Pelos Smoggies, Bamford disputou 97 partidas e marcou 33 gols, além de oito assistências. Na temporada 2014/2015 teve muito destaque e chegou a ser convocado para a seleção de base da Inglaterra. Até chegar no Leeds, o jogador ainda passou pelo Crystal Palace, Norwich, Burnley até ser contratado em definitivo pelo Middlesbrough, em 2017. Vendido ao Leeds em 2018, o centroavante disputou 169 partidas e marcou 53 gols, além de 22 assistências.

Na atual temporada, o Leeds ocupa a 4ª colocação da Championship (2ª divisão do futebol inglês), com 48 pontos ganhos, a 17 de distância para o líder Leicester, que rodada após rodada tem encaminhado seu retorno à Premier League. Treinados pelo alemão Daniel Farke, o time soma duas vitórias consecutivas e no próximo sábado vai encarar o Cardiff, fora de casa, em busca de mais um triunfo para se manter entre os quatro mais bem colocados da divisão, para tentar retornar à elite do futebol inglês.

Na Championship, os dois primeiros colocados (hoje Leicester e Ipswich Town), sobem de forma direta e do 3º ao 6º colocado é disputado um play-off para definir os outros dois times que sobem para a principal divisão da liga mais competitiva do Velho Continente.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo