Inglaterra
Tendência

Contra quem jogava o primeiro clube de futebol do mundo, Sheffield Football Club?

Curiosidades sobre o clube mais antigo do mundo, o Sheffield FC, que tem incrivelmente muitos sócios brasileiros

Por Matheus Doncev, especial para a Trivela

Você consegue imaginar o futebol tendo o seu início, basicamente, como uma pelada entre os amigos no society de sábado? E que 150 anos depois, o clube pioneiro, que dividia seus atletas entre casados e solteiros, ouviria do Rei Pelé que ele só pôde existir graças a eles? Em entrevista exclusiva para o perfil Doncev FC no TikTok, Dylan Ralph contou um pedaço da história da equipe fundada em 24 de outubro de 1857 por Nathaniel Creswick and William Prest, dois jogadores de críquete que resolveram mudar de esporte.

LEIA MAIS:
A criação das regras e a expansão do futebol pelo mundo
Historiadores descobrem livro de regras de 1833, em novo marco na evolução do futebol
Clube mais antigo do mundo, Sheffield FC é um dos responsáveis pela separação do futebol do rúgbi
Ano a ano, as principais mudanças feitas nas regras do futebol
A linha do tempo do futebol: os principais fatos de 150 anos

Há muitas curiosidades relativas ao Sheffield Football Club, primeiro clube de futebol do mundo, como, por exemplo, contra quem eles jogavam quando surgiram. Um dos traços mais curiosos da história deste clube inglês é que há sócios de várias partes do mundo e o segundo país com mais associados, depois, claro, do Reino Unido, é o Brasil.

Inicialmente, o Sheffield FC era formado por sócios que pagavam as suas mensalidades para jogarem pelo clube de críquete. “A pergunta que nós mais recebemos é: se fomos os primeiros, contra quem nós jogávamos,” começa Ralph com sua resposta sobre os sistemas de jogos da época. “Nós separávamos as equipes em três sistemas de divisões diferentes: por alfabeto, com times sendo divididos entre A até M contra N até Z; os melhores contra os piores; e os casados contra os solteiros”. Curiosamente, este último é um clássico das peladas brasileiras.

Até que três anos depois, eles conseguiram persuadir uma outra equipe de críquete a fundar um clube de futebol para que eles pudessem ter contra quem jogar: o Hallam Football Club, dono do estádio mais antigo da história do futebol, o Sandygate. Dylan explicou que os clubes são rivais dentro de campo no clássico chamado Rules Derby, mas parceiros fora, pois eles gostam de cultuar a história que foi escrita por ambos. “Quando nós recebemos visitas de turistas aqui em nossas estruturas, sempre recomendamos que eles conheçam o Hallam FC, pois eles também são importantes para o futebol”, afirma.

Esta importância e orgulho são muito bem traduzidos em frases ditas por pessoas que vivem o Sheffield FC diariamente, como Dylan, porque para eles, não importa se você torce para o Boca Juniors ou para o Real Madrid, todos nós deveríamos amar nosso tataravô. “Sheffield FC não é relevante para quem mora em Paris. Mas o primeiro clube da história é. Então, nós aproveitamos essa marca exclusiva para espalhar para o mundo inteiro quem somos. Porque existem três bilhões de fãs de futebol em todo o planeta, eles tiveram que vir de algum lugar. E esse lugar somos nós”, enaltece Dylan.

Quem concorda com isso é Pelé. O Rei visitou as instalações do clube no aniversário de 150 anos que foi comemorado com uma partida amistosa contra a Inter de Milão, deixando por lá outra frase que eles usam com orgulho: “Without Sheffield FC, there wouldn’t be me!” (Sem o Sheffield FC, eu não existiria!”)

As regras de Sheffield

Os escudos do Sheffield FC

Nos primórdios desse esporte maravilhoso, muitas coisas ainda não estavam bem definidas na questão das regras do futebol. A Associação de Futebol (conhecida como FA, de Londres) jogava de uma maneira, Sheffield de outra até 1878, quando as duas foram mescladas e passaram a adotar apenas uma.

“Nós inventamos cabeceios, escanteios, cobranças de falta, o travessão e ainda tivemos a primeira partida noturna da história aqui no Bramall Lane, onde tivemos alguns jogadores do Sheffield FC em campo. Então, quando nós fomos enfrentar uma equipe de Londres, eles riram da nossa cara por cabecear a bola porque eles nunca haviam visto isso”, conta Dylan Ralph.

Ralph ainda faz um comentário engraçado sobre uma das regras que os jogadores do Sheffield inventaram: “Onde estaria David Beckham hoje se não existissem as cobranças de falta?”, brincou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Divisões Inferiores

Quando o profissionalismo surgiu no futebol, o Sheffield não gostou da ideia com o argumento de que praticavam o futebol pelo amor, não pelo dinheiro. Por conta disso, nunca estiveram nem na quinta divisão do futebol inglês. Hoje, o Sheffield FC está na oitava divisão, uma liga que beira o amadorismo e que não vê a cor do dinheiro nem da League Two (quarta divisão), menos ainda da Premier League.

Mesmo assim, o fato de serem o primeiro clube da história do futebol abre muitas portas no quesito marketing que vão desde empresas patrocinando até torcedores associados, marca que já passa de 5 mil pessoas por todo o mundo, sendo o Brasil o segundo país com mais contribuintes, segundo dados divulgados pelo próprio clube no Instagram e no Twitter, como você vê abaixo.

Isso faz com que o clube tenha dinheiro o suficiente para ser uma equipe semiprofissional, pagando todos os seus funcionários relacionados ao futebol (com exceção à secretaria, voluntários), e tenham uma estrutura de futebol bem definida, com futebol feminino e divisões de base.

Nem sempre foi assim. Em determinado momento de sua história, o Sheffield precisou vender muitos objetos históricos do clube para sobreviver, o que fez eles perderem muitas memórias importantes sobre o início do futebol, como uniformes, o livro de regras do futebol, entre outras coisas.

Inclusive, o Sheffield foi nômade por mais de 140 anos, tendo disputado partidas em diversas localizações que incluem até o Bramall Lane, estádio do Sheffield United, clube recém-promovido à Premier League da temporada 2023/24, e só teve o seu primeiro estádio chamado Coach & Horses Ground em 2001. Atualmente existe um projeto para que a equipe tenha um novo espaço, o que eles chamam de The Home of Football (A Casa do Futebol). Não poderia ser outro nome.

Apesar de não ter muitos troféus em sua sede nem chegado a disputar a quinta divisão do futebol inglês, o Sheffield FC é, ao lado de Real Madrid, a única equipe do mundo a contar com a Ordem de Mérito da FIFA, que reconheceu oficialmente a equipe como “decano do futebol universal”. Confira trechos da conversa no perfil Doncev FC, do TikTok, voltado para histórias do futebol e sagas de Football Manager.

Botão Voltar ao topo