BrasilInglaterra

Clube inglês diz que pegará Flu no centenário da Seleção

O Exeter City não desfruta de muito prestígio. Décimo colocado na última edição da League Two, a quarta divisão inglesa, o clube tem como maior conquista o título da terceira divisão em 1932/33. No entanto, os Grecians se orgulham de serem coadjuvantes em um capítulo importante da história do futebol. Foi contra os britânicos que a seleção brasileira disputou seu primeiro amistoso, em 1914.

Então na terceira divisão inglesa, o Exeter City excursionava pela Argentina e foi convidado pelo Fluminense para vir ao Brasil. Forte demais para os padrões locais, o clube estrangeiro venceu suas duas primeiras partidas no país. Então, quatro jogadores de clubes paulistas (Friedenreich, Lagreca, Rubens Salles e Formiga) foram chamados para se juntar à seleção carioca e tentar fazer frente aos forasteiros. Nascia assim a Seleção, que desbancou os Grecians por 2 a 0.

Cem anos depois daquele jogo, a história deverá ser retomada. A diretoria do Exeter City anunciou que o clube voltará ao Brasil em 2014. Desta vez, para enfrentar o Fluminense, que cedeu em 1914 o goleiro Marcos e Osvaldo Gomes, autor do primeiro gol, e nas Laranjeiras, palco daquela partida. O encontro está marcado para o dia 20 de julho, um dia antes do aniversário do amistoso e uma semana depois da final da Copa do Mundo.

A diretoria do Tricolor confirma que as negociações estão avançadas, mas ressalta que o acordo ainda não foi fechado. Os britânicos, no entanto, mostram grande empolgação com o evento. “Ainda existem vários detalhes práticos e financeiros que precisam ser trabalhados, mas a intenção e o acordo em disputar esse jogo estão agora confirmados. Desta forma, estaremos formalmente celebrando o nascimento da seleção brasileira e reafirmando nossas ligações com o Fluminense”, declarou Julian Tagg, vice-presidente e executivo-chefe do Exeter.

Dirigentes do Exeter fazem o anúncio ao lado da bandeira do Flu
Dirigentes do Exeter fazem o anúncio ao lado da bandeira do Flu

Segundo o dirigente, a viagem e a estadia da delegação no Brasil serão bancadas pelo Tricolor. “O Fluminense está se colocando para assumir a responsabilidade de nossas acomodações e nosso voo. Este é o primeiro passo que queríamos. A única coisa que não poderíamos fazer era reservar o evento e não sermos capazes de pagar. Eles tomaram a responsabilidade de pagar e levantar os fundos para a viagem e a estadia”.

A intenção é a de recriar a atmosfera de 1914. A bola original de um século atrás será usada, assim como as equipes vestirão réplicas dos uniformes antigos. Conforme os britânicos, o Fluminense ainda tentará incluir convidados especiais de outros clubes brasileiros no amistoso. Caso a ideia vingue mesmo, o jogo promete ser um belo tributo à história.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo