Chelsea e Manchester United disputam atacante chutado do Barcelona e hoje na 2ª divisão
Martín Braithwaite é destaque do Espanyol, da La Liga 2 e já anotou 12 gols em 22 jogos na temporada
É bem verdade que Martín Braithwaite não deixou saudade em sua passagem pelo Barcelona. Foram 58 jogos disputados com a camisa do time Blaugrana e apenas dez gols marcados. O dinamarquês chegou do Leganés em 2020 e saiu do clube catalão em 2022 para jogar por outro time da região, o Espanyol, que disputa atualmente a La Liga 2, equivalente à segunda divisão do futebol espanhol. O desempenho do jogador por lá chamou a atenção de Chelsea e United, que precisam de um jogador para seus ataques e podem contratar o centroavante.
Segundo informações do portal Marca, os dois gigantes da Premier League avaliam a possibilidade de contratar o jogador sem a necessidade de pagar a multa de sete milhões de euros (aproximadamente R$37 milhões de reais). Braithwaite forçou a sua saída na última janela de 2023, mas o Espanyol entendeu que o jogador poderia ser útil à equipe, o que se mostrou uma decisão acertada, tendo em vista os 12 gols marcados em 22 jogos na atual temporada.
Caso o jogador saia agora em janeiro, o Espanyol terá algum dinheiro para fortalecer seu caixa, mas em caso da saída do centroavante em junho, o time catalão não receberá praticamente nada. Apesar do momento bom do atacante, o seu clube passa por momentos turbulentos na La Liga 2. O técnico Ramis vem sendo muito questionado por conta do desempenho recente do time e o clima ficou ainda pior após a derrota na última rodada, diante do Eldense por 3 x 2.
Um dos gols da partida foi marcado pelo próprio Braithwaite, mas pouco adiantou. Apesar do momento conturbado do time nos vestiários, a campanha na La Liga 2 não é das piores. O clube catalão ocupa neste momento a 5ª colocação na tabela com 38 pontos, a apenas um pontinho de distância para o Sportin Gijón, quarto colocado.
Ida para o Chelsea, ou United pode alavancar atacante na seleção da Dinamarca
Outro fator que pode ser determinante para a saída de Braithwaite da Espanha em direção à Inglaterra é o fato do atacante se sentir bem para a disputa da Euro 2024, que terá como sede a Alemanha. A Dinamarca está no Grupo C da competição ao lado da Eslovênia, Sérvia e da poderosa Inglaterra. Portanto, sair da segunda divisão da Espanha para jogar em um grande clube da Premier League pode ser o passaporte de ida do atacante para a disputa da competição continental.
Isso, caso o jogador mantenha o nível de exibição que está mostrando no Espanyol. Quando o assunto é seleção dinamarquesa, Braithwaite ainda não mostrou tanto a que veio, mas seu desejo de estar entre os selecionados de Kasper Hjulmand para a próxima Eurocopa é uma motivação a mais para o jogador tentar mostrar mais serviço nestes meses que antecedem à disputa da do torneio.
Braithwaite estreou na seleção da Dinamarca em 2013, sob o comando de Morten Olsen. Em 69 partidas defendendo seu país, o atacante marcou dez gols e pode ter a oportunidade de aumentar sua marca caso seja convocado para a principal competição de seleções da Europa. Sem ser convocado desde setembro de 2023, o atacante terá a chance de mostrar seu valor e tentar brigar por uma vaga no bom selecionado dinamarquês, que liderou sua chave nas Eliminatórias para a Euro, com sete vitórias, um empate e duas derrotas em dez jogos.