Inglaterra

A estratégia do Chelsea para driblar alta pedida do Forest e fechar com Murillo

Mesmo após 'banho de água fria', clube londrino bate o pé e insiste na negociação pelo zagueiro brasileiro

O Chelsea segue atento ao mercado de zagueiros. Após anunciar a chegada de Tosin Adarabioyo sem custos — fim de contrato no Fulham — o clube londrino mira a contratação de um dos brasileiros mais bem avaliados na Premier League. Trata-se de Murillo, do Nottingham Forest.

Como noticiado pelo UOL na última quarta-feira (26), o Chelsea se assustou com a alta pedida do Forest por Murillo — 60 milhões de euros (R$ 352 milhões). Mas um fato novo surgiu nesta quinta (27) e pode mudar os rumos da negociação.

Segundo o The Guardian, os Blues acenaram com a possibilidade de incluir Trevoh Chalobah no acordo. A ideia é reduzir o valor solicitado pelo Forest e viabilizar a chegada do zagueiro brasileiro.

Chalobah não faz parte dos planos do Chelsea

Apesar de ter perdido boa parte da temporada 2023/24 por conta de lesão, Chalobah, sempre que entrou em campo pelo Chelsea, correspondeu. O zagueiro de 24 anos, nascido em Serra Leoa e naturalizado inglês, também pode atuar na lateral-direita.

Chalobah é um zagueiro correto e com alto teto de crescimento, mas o Chelsea parece decidido a deixá-lo partir nesta janela de transferências. Vender o jovem seria útil para a equipe londrina no contexto do regulamento de lucratividade e sustentabilidade da Premier League.

O dinheiro recebido na venda de jogadores revelados na base é registrado como ‘lucro puro' nas contas, já que não foi necessário pagar taxa de transferência pela chegada ao time principal. Por isso, o plano dos Blues em negociar seu camisa 14.

Chalobah joga garrafa de água Chelsea
Chalobah em ação pelo Chelsea (Foto: Icon Sport)

As especulações sobre uma possível saída de Chalobah cresceram depois que o Chelsea anunciou Adarabioyo. O bicampeão europeu também está perto de fechar a contratação de Aaron Anselmino, do Boca Juniors. Levi Colwill, Axel Disasi, Wesley Fofana e Benoit Badiashile completam as opções de Enzo Maresca para o miolo de zaga dos Blues.

Ciente dos planos do Chelsea, Chalobah está resistente em se transferir para o Forest. De acordo com a imprensa inglesa, o jovem só deseja sair dos Blues se for para reforçar um clube que dispute alguma competição europeia.

Murillo em alta na Inglaterra

O 2023/24 do Nottingham Forest não foi nada positivo. Punido com a perda de pontos por violar as regras de lucro e sustentabilidade da Premier League, a equipe comandada pelo português Nuno Espírito Santo ficou muito perto de ser rebaixada.

Uma das poucas boas notícias do time na última temporada foi a ascensão de Murillo. Contratado junto ao Corinthians em agosto de 2023, o zagueiro brasileiro superou as expectativas e rapidamente se tonou pilar da equipe.

Vigor físico, imposição, tempo de bola e qualidade para sair jogando. São muitas as credenciais de Murillo que, de primeira, caiu nas graças do torcedor do Forest. O defensor de 21 anos é titular absoluto de Espírito Santo, porém, sua permanência ainda é algo incerto.

Punido pela Premier League em 2023/24, o clube de Nottingham corre contra o tempo para regularizar sua situação perante às regras do Fair Play Financeiro da competição. Querendo levantar fundos, a equipe sabe que precisa fazer uma grande venda nas próximas semanas — e Murillo é considerado neste cenário.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo