Andrey Santos terá chances no Chelsea? Técnico avalia situação do brasileiro
Volante ex-Vasco pertence ao Chelsea, mas foi emprestado ao Strasbourg, da França, onde é destaque
Oito jogos, cinco gols e um dos destaques do Campeonato Francês. Assim tem sido a temporada do volante brasileiro Andrey Santos, ex-Vasco.
Desde que foi vendido pelo clube carioca ao Chelsea, o brasileiro teve momentos de baixa, mas a fase artilheira do volante mostra que isso ficou no passado. Entre as cinco principais ligas europeias, Andrey é o volante com mais gols.
Talvez, então, tenha chegado o momento da tão esperada oportunidade no Chelsea. E no que depender do técnico italiano Enzo Maresca, a chance pode estar mais perto do que se imagina.
Enzo Maresca abre as portas do Chelsea para Andrey Santos
O empréstimo de Andrey Santos ao Strasbourg no meio da temporada passada fez a diferença no jogo do volante. Por lá, se destacou tanto que teve o empréstimo renovado por mais um ano.
Agora, o brasileiro viu o treinador do Chelsea, Enzo Maresca, abrir as portas para a tão aguardada chance no time da Premier League.
Na entrevista pré-jogo do Chelsea antes do clássico contra o Manchester United, no próximo domingo (3), o treinador italiano elogiou o momento do brasileiro.
— Andrey Santos já está mostrando o que dissemos muitas vezes. É sobre ir embora, provar a si mesmo e voltar em melhor forma, mas se ele continuar do jeito que está jogando, ele pode ser uma opção para nós — disse o treinador.
Andrey é mais uma das joias que o Chelsea contratou nos últimos anos em um projeto para o futuro. Apesar de nunca ter disputado uma partida com os Blues, assinou contrato até 2030.
No Strasbourg, deve ficar até o fim da temporada atual. O time francês ocupa a 9ª colocação da Ligue 1.
Andrey encontrou sua melhor fase no Strasbourg
A venda de Andrey Santos ao Chelsea foi concluída pelo Vasco em janeiro de 2023, por cerca de 18 milhões de libras (R$ 114 milhões na cotação da época).
Na negociação, ficou acertado que o volante permaneceria até o meio do ano no Vasco, cedido por empréstimo ao time carioca. Com o fim da temporada europeia, viajou à Inglaterra para integrar o elenco dos Blues, mas acabou sendo emprestado ao Nottingham Forest.
No time da Premier League não teve tantas chances, entrando em campo apenas duas vezes nos dois meses em que esteve na equipe do norte inglês.
Até que chegou ao Strasbourg, na segunda metade da temporada passada. Por lá, chamou a atenção de Patrick Viera, ex-técnico da equipe, e acabou sendo eleito o melhor jogador jovem de março na Ligue 1.
As duas equipes, então, optaram por renovar o contrato de empréstimo por mais uma temporada. Em 2024/25, com um treinador novo, Andrey continua sendo um dos principais destaques do Strasbourg, com cinco gols em oito jogos disputados.