Inglaterra

Carisma, humildade e positividade: é assim que Oliver Glasner, novo técnico do Palace, pretende mudar o rumo do clube

Além da vitória contra o Burnley, primeira semana de Glasner no Crystal Palace é marcada por almoço com funcionários e elogios dos jogadores

O Crystal Palace ganhou um novo ânimo para sequência da temporada. Após o desligamento de Roy Hodgson, o clube londrino anunciou a chegada de Oliver Glasner, técnico austríaco que levou o Eintracht Frankfurt ao título da Liga Europa em 2021/22. E o começo do novo comandante é para lá de animador. No último sábado (24), os Eagles venceram o Burnley por 3 a 0, no Selhurst Park, ganharam duas posições e respiraram na tabela da Premier League. Mais do que o triunfo em si, o Palace teve desempenho e deixou Glasner orgulhoso e impressionado. Sim, impressionado. Afinal, em poucos dias de treino e conversa, os jogadores cumpriram exatamente o que o treinador de 49 anos pediu.

O primeiro gol, por exemplo, foi fruto de uma jogada ensaiada por Glasner e sua comissão. Em cruzamento vindo da direita, Chris Richards ‘se fingiu de morto' na segunda trave e abaixou o corpo para testar consciente e pavimentar o caminho da vitória do Palace. Na área técnica, o austríaco não escondeu a empolgação com o lance. Se virou para o assistente Paddy McCarthy e bradou algo como: “Eu falei”.

Em entrevista pós-jogo, Glasner ressaltou a importância da “atitude, confiança e humildade” do time. Este foi o tema central de sua primeira semana de trabalho à frente da equipe londrina. “Humilde”, talvez o adjetivo que mais ilustre a personalidade do técnico austríaco. Prova disso foi o que ocorreu em sua coletiva de imprensa antes da partida contra o Burnley, quando ele se apresentou a cada jornalista dizendo seu nome. Todos no local sabiam quem era Oliver Glasner, mas isso não importava para ele. Nos treinos, os jogadores o consideraram educado, simpático e bastante acessível.

Dizem que a primeira impressão é a que fica, não é? Glasner impactou positivamente e ganhou pontos com a comunidade Crystal Palace.

Comemoração de Chris Richards após marcar o primeiro gol da vitória do Palace sobre o Burnley (Foto: Icon Sport)

Enquanto procura uma moradia fixa na Grande Londres, Glasner está hospedado temporariamente em um hotel localizado em Greenwich, bairro que fica cerca de 20 minutos do centro da capital britânica. Durante a entrevista, o treinador revelou uma conversa que teve com um segurança em Beckenham, na qual ele havia falado ao homem sobre a necessidade de uma escova de dente.

– Quando cheguei (na manhã seguinte), a escova de dente já estava no meu vestiário. (Soou como) ‘vamos cuidar de você e apoiá-lo’. Não é nada importante, mas significou muito. Eu realmente gostei disso -, disse Glasner

Segundo o “The Athletic”, tal gentileza foi retribuída. Como forma de agradecimento à recepção calorosa no Palace, Glasner reservou um tempo para sentar e comer ao lado dos funcionários do clube. O técnico perguntou sobre suas vidas, histórias, dia a dia de trabalho. Tudo isso com muito respeito e sem qualquer senso de superioridade. A ética de trabalho do ex-Frankfurt tem impressionado a todos na instituição.

Com Roy Hodgson, embora houvesse respeito, o clima no Palace tornou-se monótono e maçante na reta final da passagem do técnico de 76 anos. Glasner imediatamente tratou de mudar isso. Levantou o astral do elenco, motivou todos os envolvidos na rotina do clube e trouxe uma sensação boa, de positividade. A energia, felicidade e entusiasmo do técnico austríaco de fato contagiou o ambiente e certamente fez a instituição crer que dias melhores virão.

O próximo compromisso será neste sábado (2). E é a primeira pedreira para Glasner no novo clube. O Palace visita o Tottenham, em jogo válido pela 27ª rodada da Premier League. Enquanto o rival londrino ocupam o 5º lugar, com 47 pontos conquistados, os Eagles estão na 13ª colocação, com 28

Próximos jogos do Crystal Palace

  • Tottenham x Crystal Palace – Premier League – 02/03
  • Crystal Palace x Luton Town – Premier League – 09/03
  • Crystal Palace x Newcastle – Premier League – 16/03
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo