Inglaterra

Cantona: “Solskjaer é o filho espiritual de Alex Ferguson, como Guardiola e Cruyff”

Ole Gunnar Solskjaer recuperou o espírito do Manchester United de Alex Ferguson, na opinião do ídolo dos Red Devils, Eric Cantona. Desde que assumiu o cargo de treinador do clube, como interino após a saída de José Mourinho, o norueguês colecionou 11 vitórias em 13 partidas e recolocou o United na briga por vaga na próxima Champions League. 

LEIA MAIS: Dalot usou primeiro salário no United para comprar ônibus ao seu clube de infância

Para Cantona, Solskjaer é comparável a Guardiola em relação a Cruyff no Barcelona: alguém que entende o clube e suas filosofias mais do que ninguém. “Ele tem a alma do clube e você sente que ele foi inspirado por Alex Ferguson. É como Cruyff e Guardiola no Barcelona: Ole Gunnar é o filho espiritual de Alex Ferguson”, afirmou o francês. 

“Nem todos os jogadores podem se tornar treinadores, mas alguns deles conseguem e, para mim, é importante que, em um clube como o Manchester United, você tenha alguém que tem a alma do clube, que entende o clube de dentro. É por isso que eu mencionei Guardiola no Barcelona. Ele era jogador quando Cruyff foi treinador. Ele se tornou técnico do Barcelona com a alma do clube, e a alma de Johan Cruyff”, completou. “Você pode ter um treinador que vem fora, mas ele precisa entender o clube, ter a alma do clube”. 

Como torcedor do United, Cantona está “machucado” com a briga pelo título entre os rivais Manchester City e Liverpool. “Se o United tivesse começado a temporada dez jogos atrás, estaria no topo da liga. Eu prefiro que ninguém vença. É que nem me perguntar se eu prefiro ter dentes de madeira ou pernas de esponja”, explicou – ou, pelo menos, tentou. 

De qualquer maneira, Cantona gostaria de ver Solskjaer sendo confirmado como técnico permanente do United. “Eu adoraria ver isso. Não sei qual acordo ele tem com o clube, mas, para mim, como torcedor, é um grande sentimento sentir a alma do clube, finalmente. Nós perdemos isso quando Ferguson se aposentou. O clube finalmente tomou a decisão certa, a decisão que eu acho que deveria ter tomado tempos atrás”, disse. “Tem sido difícil, mas todos os clubes passam por momentos ruins. Eles voltarão, mas o pior foi perder a identidade do clube. Porque você pode ser derrotado desde que você perca com a identidade e a filosofia certas”.

Outro que acha que Solskjaer deveria ficar com o cargo definitivamente é Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, adversário no clássico do próximo domingo. “Eu sempre disse que não somos mágicos, mas o potencial deste time do Manchester United é bom, isso sempre foi claro. Solskjaer chegou e encontrou as palavras certas e fez exatamente as coisas certas no treinamento. Ele ganhou experiência na Noruega e as pessoas que não estão diretamente envolvidas com futebol pensam que isso não é ser treinador de verdade, mas você tem que fazer as coisas que são necessárias para um treinador de futebol com jogadores que não têm o mesmo potencial dos daqui”, disse o alemão

“Estou muito feliz por ele, que ele teve a oportunidade de mostrar sua qualidade. Não é a melhor notícia para nós, obviamente, mas para todos os torcedores do Manchester United é brilhante que eles estejam retomando todas as coisas que Sir Alex Ferguson apoiava, mas com todas as coisas novas do futebol. Isso é muito bom, e os torna uma ameaça novamente. Eles sempre foram uma ameaça em jogos específicos, mas agora estão de volta ao caminho certo. Todos conseguem ver isso. Bom para eles”, encerrou. 

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo