Inglaterra

Por que transferências de time da terceira divisão ligaram alerta na Federação Inglesa?

Clube está sendo investigado pela Federação Inglesa por movimentação na janela de transferências

A Federação Inglesa de Futebol ligou o alerta para uma situação curiosa: as transferências de uma equipe da terceira divisão. Isso porque as movimentações feitas pelo Burton Albion com recordes de transferências chamaram a atenção da entidade inglesa.

De acordo com a BBC Radio Derby, a investigação realizada pela Federação corresponde ao nível de envolvimento e potenciais conflitos de interesse relacionados ao recrutamento terceirizado em que partiu após a aquisição de Burton pelo Nordic Football Group (NFG), sediado na Suécia.

Com uma reconstrução completa exigida pelos novos proprietários, o Burton contratou 23 jogadores no ano passado, estabelecendo um novo recorde britânico de jogadores contratados em uma única janela de transferências.

Para a BBC, o clube da League One confirmou que está trabalhando com a Football Association (entidade máxima do futebol inglês) e a English Football League para tratar sobre o assunto, mas não quis comentar os detalhes do caso.

O diretor de operações do clube, Tom Mahon, que assumiu o cargo em maio, afirmou que o foco da investigação está “puramente no verão passado” e até agora não teve nenhum impacto material na capacidade dos Brewers de fazer negócios antes da próxima temporada.

Apesar das investigações ainda não impactarem no Burton, Mahon revelou que a equipe demitiu vários funcionários que trabalharam fora de campo nos últimos meses, depois de escapar por pouco do rebaixamento na temporada passada.

Segundo a BBC, as demissões são uma reação às perdas financeiras significativas, com a estrutura dos contratos dos jogadores que, segundo fontes do veículo britânico, incluía um bônus de 20% para cada jogador a cada ponto ganho.

Apesar da crise inicial, Mahon disse à BBC que as demissões foram feitas para “simplificar a organização” e torná-la o mais “eficiente possível”, acrescentando que o clube está “absolutamente bem” financeiramente daqui para frente.

Burton Albion 2
Burton Albion em partida (Foto: Burton Albion FC/Divulgação)

Relações familiares e envolvimento com o clube

Entre os envolvidos nas transferências está Ben Robinson Jr., filho do antigo proprietário Ben Robinson, que continua comprometido ao Burton como presidente honorário.

A BBC informou que um vínculo contínuo com a família Robinson foi algo que a NFG destacou como importante para ajudar a garantir que as conquistas e ascensão de Burton de níveis não-profissionais até as categorias principais fossem preservadas.

— Em relação a Ben Jr., o papel que ele desempenhou não poderia ser justificado em um plano mais amplo e, mais uma vez, o que importa é o papel e não a pessoa — declarou Mahon à Radio BBC.

Para além de Ben, Fleur Robinson, filha do ex-proprietário do Burton foi trazida de volta ao clube de Wrexham para assumir o cargo de diretora executiva. Entretanto, ela deixou o cargo ao final da temporada passada.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Dança das cadeiras

A saída de Fleur ocorreu durante um primeiro ano caótico após a Nordic Football Group assumir o clube. Na época, o fundador e vice-presidente do grupo, Tom Davidson, renunciou junto com o presidente Ole Jakob Strandhagen e o diretor comercial Kevin Skabo.

Já Bendik Hareide, que começou a temporada passada como diretor esportivo, saiu em janeiro após tirar uma licença por motivos pessoais. E mais renovações aconteceram no alto escalão.

O ex-diretor técnico do time finlandês SJK Seinajoki, Richard Dorman, acabou substituindo Hareide, enquanto Wouter Gudde, considerado um “especialista em reconstrução” e ex-jogador do time holandês FC Groningen, assumiu como presidente interino e diretor executivo.

— As pessoas que estavam aqui e que passaram pelo ano passado… contanto que usemos essas coisas como uma oportunidade de aprendizado, certamente aprendemos mais com o fracasso, e digo isso por falta de uma palavra melhor e não para dizer que foi um fracasso — disse Mahon

Foto de Carol Guerra

Carol GuerraRedatora de esportes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com passagens pelo Globo Esporte, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Apaixonada por futebol feminino e esportes olímpicos.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo