Burnley volta à elite depois de 33 anos

O Burnley conquistou nesta segunda-feira o acesso à primeira divisão inglesa ao derrotar o Sheffield United por 1 a 0, em Wembley, na decisão do play-off de acesso. Wade Elliott foi o autor do gol da vitória dos Clarets, que retornam ao máximo escalão do futebol do país depois de 33 anos. O time foi campeão inglês por duas vezes, em 1921 e 1960.
A final dos play-offs costuma ser chamada de “jogo dos milhões”, por causa da lucrativa vaga na Premier League. Calcula-se que o crescimento na receita do clube promovido à elite chegue à casa de € 70 milhões.
A conquista do acesso coroa uma temporada positiva para o Burnley. O time chegou às semifinais da Copa da Liga Inglesa, e só deixou escapar a vaga na final nos minutos finais da prorrogação contra o Tottenham. Na Copa da Inglaterra, alcançou as oitavas de final, caindo diante do Arsenal.
O Burnley terminou a temporada em quinto lugar e eliminou o Reading, quarto colocado, nas semifinais dos play-offs. O Sheffield United, que acabou em terceiro, passou pelo Preston, sexto.
A derrota impediu que o Sheffield United retornasse à primeira divisão dois anos depois de seu polêmico rebaixamento. O time protestou contra a utilização irregular do argentino Carlos Tevez pelo West Ham, que se salvou na última rodada. Apesar de reconhecer a razão dos Blades, a federação inglesa (FA) manteve o resultado do campo, e um tribunal condenou os Hammers a pagar uma indenização.
O jogo
O Burnley confirmou sua superioridade no primeiro tempo com o gol de Elliott, aos 13 minutos. Ele começou a jogada no meio-campo e não conseguiu completar um passe para Chris McCann, mas pegou a sobra e acertou um belo chute de fora da área, que não deu chances ao goleiro Paddy Kenny.
O Sheffield United ainda tentou reagir na etapa final, mas suas esperanças sofreram um duro golpe aos 34 minutos do segundo tempo, quando o atacante Jamie Ward foi expulso de forma infantil. Ele usou o braço para dominar uma bola na área adversária e recebeu o segundo cartão amarelo.
A vantagem numérica ajudou o Burnley a preservar o placar mínimo, e após o nervosismo dos minutos finais o time pôde comemorar o retorno à elite depois de uma longa espera. Neste intervalo, o time chegou a frequentar a quarta divisão, entre 1985 e 1992, e passou a maior parte dos anos 90 na terceira, antes de subir para a segunda em 2000.
Junto com o Burnley, sobem Wolverhampton e Birmingham, respectivamente campeão e vice da segunda divisão. Foram rebaixados Newcastle, Middlesbrough e West Bromwich.



