Inglaterra

Brighton usa Football Manager para (enfim) anunciar chegada de Barco, queridinho do jogo

Após resolução de polêmica sobre multa contratual, Valentín Barco foi anunciado pelo Brighton de forma inusitada nas redes sociais do clube inglês

Cada dia mais criativos, os departamentos de marketing dos clubes de futebol sempre buscam formas de inovar nas redes sociais. Neste sábado (20), o Brighton foi ainda mais longe para (enfim) anunciar o lateral-esquerdo argentino, Valentín Barco, de 19 anos. Conhecido como El Colo, na Argentina, o jogador foi anunciado com um vídeo que faz alusão ao Football Manager, game de simulação e gerenciamento, que utiliza dados reais em seu banco.

No vídeo de divulgação, um cursor de computador se move pela interface do jogo. A aba “scouting” é aberta e, na caixa de pesquisa, o usuário fantasma digita: “Garoto maravilha mais contratado no FM24”. Na sequência, a foto de Barco aparece ao lado de sua idade, país natal e posições de campo. Por fim, uma mensagem confirmando a compra do atleta aparece na tela e, em seguida, o próprio Barco deixa seu recado bem objetivo aos torcedores.

– Olá, torcedores do Brighton! Me chamo Valentín Barco. Vejo vocês em breve – diz o lateral.

As reações dos internautas ao conteúdo cômico são variadas. Um dos comentários mais curtidos é do jornal Bleacher Report. O site esportivo publicou uma montagem em que Roberto De Zerbi “aparece” trabalhando com o Football Manager aberto no notebook.

Barco esteve envolvido em uma polêmica relacionada à sua saída do Boca Juniors, clube que defendia desde as categorias de base, mas as questões burocráticas foram acertadas no fim da última semana.

Valentín Barco é cria da base do Boca Juniors

Cria xeneize, Barco estreou no profissional do Boca Juniors em julho de 2021, com apenas 16 anos, 11 meses e 23 dias. Sob comando de Miguel Ángel Russo, jogou 82 minutos como titular contra o Unión e voltou para as duas partidas seguintes Campeonato Argentino, confrontos que os mais jovens atuaram porque os principais jogadores estavam focados na Libertadores. Nessas partidas, jogou como lateral-esquerdo, sua posição natural. Eis que passou um hiato de dois anos sem pisar na equipe principal, não ganhando oportunidade dos técnicos seguintes Sebastián Battaglia e Hugo Ibarra.

El Colo e seu empresário, Adrián Ruocco, fizeram jogo duro para renovarem o contrato com o Boca no início do ano passado. Enquanto o clube queria mais três anos de vínculo e uma multa maior, por volta dos 14 milhões, o staff do atleta pedia vínculo apenas até o fim de 2024 e multa de 10 milhões. No fim, para evitar que Barco saísse de graça, o clube perdeu a queda de braço e atendeu as exigências.

Nesse momento, Valentín e Ruocco pressionam os Xeinezes para aceitarem a proposta do Brighton, que deixará 10% para o clube formador e será pago de forma parcelada. Caso não aceitem, o próprio Barco bancará os valores, visto que já nesta terça-feira (9), o valor da multa sobe para 14 milhões, número que não interessa para os ingleses, nem ao atleta.

No Brighton, Barco encontrará um compatriota da mesma idade. Trata-se do jovem meia Facundo Buonanotte, de 19 anos, contrato por seis milhões de euros no início de 2023 junto ao Rosario Central. Na última janela de transferências, os Seagulls contavam com o também argentino Alexis Mac Allister, mas o negociaram por 42 milhões ao Liverpool.

Os números de Valentín Barco no Boca Juniors

  • 35 jogos (31 como titular), 2503 minutos disputados, com 12 vitórias, 14 empates e 9 derrotas;
  • 2 gols e 4 assistências.
Botão Voltar ao topo