Inglaterra

Brentford e Swansea irão decidir quem sobe para a Premier League no playoff da segundona

Os dois clubes conquistaram a vaga na decisão pelo acesso neste sábado, ao vencerem os confrontos contra Bournemouth e Barnsley; final é no próximo sábado, em Wembley

Brentford e Swansea farão um dos jogos mais importantes da temporada inglesa no próximo sábado. Os dois times fazem a final dos playoffs da segunda divisão para definir quem será o terceiro clube a subir para a primeira divisão, junto a Norwich e Watford. Os dois clubes conquistaram sua vaga na final depois de venceram Bournemouth e Barnsley.

Após perder o jogo de ida por 1 a 0, o Brentford precisou fazer uma grande virada para ficar com a vaga na final. Tomou um gol cedo do Bournemouth, logo a cinco minutos. Arnaut Danjuma marcou e ampliou a vantagem no placar agregado para 2 a 0. A missão ficou mais difícil, mas o Brentofrd, finalista do playoff da temporada passada, não desistiu. Aos 16 minutos, Ivan Toney empatou o jogo.

A missão ficou mais fácil quando Chris Mepham, aos 28 minutos, foi expulso por fazer uma falta que interrompeu uma chance clara de gol. Com um a menos, o Bournemouth precisou se segurar lá atrás. No início do segundo tempo, Vitale Janelt, aos cinco minutos, virou o jogo para 2 a 1. No placar agregado, o empate de 2 a 2. Mas era preciso mais um gol para o Brentford.

O gol da classificação veio aos 36 minutos. Marcus Forss marcou e colocou um 3 a 1 no placar, que significava um 3 a 2 no placar agregado. Premiou um time que pressionou, buscou e foi melhor o tempo todo. Foram 18 chutes a gol, sete finalizações no alvo e 67% de posse de bola ao longo da partida. Derrotado pelo Fulham na temporada passada, o Brentford tenta, enfim, dar o passo além para chegar à Premier League.

Korey Smith e Andrea Ayew, do Swansea, comemoram (Imago / OneFootball)

O adversário será o Swansea, que empatou com o Barnsley por 1 a 1 em casa, depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0. Com a vantagem conquistada no jogo de ida, o Swansea ainda aproveitou a chance que teve para abrir o placar. Aos 39 minutos, Matt Grimes marcou 1 a 0 para os galeses.

Precisando de dois gols, o Barnsley partiu para o ataque. Tentou muito, conseguiu pouco. O empate, ao menos, saiu. Aos 26 minutos, Cauley Woodrow marcou para colocar 1 a 1 no placar. O time visitante foi para cima, mas tinha uma imensa dificuldade em criar boas chances de gol. Na verdade, não criou nada, embora tenha rondado a área adversária.

Quem teve chance mesmo foi o Swansea. Korey Smith, que entrou no segundo tempo, recebeu uma bola em profundidade em um contra-ataque e saiu na cara do goleiro Bradley Collins. Ele tinha muitas opções sobre o que fazer com a bola, mas tentou driblar o goleiro e se enrolou com a bola. Caiu no chão e perdeu a posse de bola de maneira ridícula.

No fim, o Barnsley mostrou por que ficou mais tempo na terceira divisão do que na segunda nos últimos anos e não conseguiu o empate. O 1 a 1 classificou o Swansea, que tem como um dos principais astros o ganês André Ayew, figura conhecida do futebol inglês e que já jogou muito tempo na primeira divisão.

Com isso, Brentford e Swansea entram em campo no próximo sábado, às 11h (horário de Brasília) para jogarem a partida decisiva. Na temporada regular, muito equilíbrio: o Brentford foi terceiro colocado, enquanto o Swansea foi quarto. O Brentford tenta chegar pela primeira vez à Premier League, já que nunca esteve na primeira divisão do futebol inglês. O Swansea, por sua vez, tornou-se um clube conhecido da primeira divisão nos últimos anos. Esteve na Premier League de 2011/12 até 2017/18, quando foi rebaixado, com direito ao título da Copa da Liga na temporada 2012/13.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo