Inglaterra

Jogador do Tottenham posta vídeo usando droga psicoativa e pode ter punição

Yves Bissouma se retratou publicamente pelo uso de Óxido Nitroso, mas ainda pode ser punido pelo Tottenham

No último sábado (10), Yves Bissouma postou um vídeo em suas redes sociais fazendo uso de uma droga psicoativa, o que gerou uma investigação no Tottenham, seu clube.

O meia dos Spurs se retratou publicamente pelo uso de óxido nitroso — popularmente conhecido como gás do riso ou NOS, no Reino Unido. O jogador de Mali se pronunciou através de comunicado.

— Quero me desculpar por esses vídeos. Foi uma grave falta de julgamento. Compreendo a gravidade desta situação e os riscos para a saúde envolvidos, e também levo muito a sério a minha responsabilidade como jogador de futebol e figura pública — afirmou ele.

Bissouma publicou as imagens em sua conta no Snapchat após a derrota do Tottenham para o Bayern de Munique por 3 a 2, em amistoso de pré-temporada.

Segundo o The Athletic, um porta-voz dos Spurs confirmou que o caso está sendo apurado e “tratado como um assunto interno”. O meia de 27 anos pode ser punido pelo Tottenham.

Desde novembro de 2023, o óxido nitroso foi classificado como uma droga de classe C, que equivale à proibição do porte, venda e fabricação para uso recreativo. O uso como psicoativo já era proibido no Reino Unido.

Contratado em 2022 junto ao Brighton, Yves Bissouma tem 56 jogos pelo Tottenham, sendo 26 como titular na última temporada, quando foi peça importante do time titular de Ange Postecoglou. O meia não tem nenhuma participação em gol pelos Spurs.

Por que gás do riso se tornou um problema no Reino Unido?

O óxido nitroso é usado na medicina e na odontologia por suas propriedades anestésicas. A substância também é utilizada na culinária para, por exemplo, dar consistência ao creme de chantilly.

Mas foi o aumento do uso recreativo do gás do riso como droga psicoativa — que provoca sensações imediatas de euforia e desconexão — se tornou um problema no Reino Unido.

A revista Economist revelou que o óxido nitroso já é a segunda substância psicotrópica mais comum entre jovens britânicos de 16 a 24 anos.

Usuários recreativos do NOS compram os cilindros prateados com o gás e o colocam em balões para respirar, assim como no vídeo postado pelo atleta do Tottenham.

Como consequência, o governo do Reino Unido criminalizou o uso recreativo do gás do riso. Quem for pego produzindo ou vendendo NOS para esse fim, poderá pegar até 14 anos de prisão.

Já pessoas portando óxido nitroso para recreação estão sujeitos a uma pena de até dois anos de detenção. O uso muito intensivo do gás do risco pode ocasionar diversos problemas de saúde.

Entre eles, estão lesões no sistema nervoso, segundo especialistas. De acordo com a BBC, 56 mortes foram registradas envolvendo o uso de NOS na Inglaterra e no País de Gales, entre 2001 e 2020.

O primeiro desafio do Tottenham em 2024/25

Polêmica com Bissouma à parte, o Tottenham segue se preparando para o primeiro desafio de 2024/25. Os Spurs enfrentam o Leicester na próxima segunda-feira (19), às 16h (horário de Brasília), fora de casa, pela abertura da Premier League.

A partida pode marcar a estreia de Dominic Solanke pelo Tottenham, que gastou 75 milhões de euros (cerca de R$ 450,6 milhões) para contratar o centroavante junto ao Bournemouth.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo