Meia do Tottenham será suspenso por sete jogos após comentários racistas sobre Son
Ao falar sobre companheiro de equipe, Rodrigo Betancur disse que os sul-coreanos "são todos iguais" em entrevista para a TV uruguaia
O meia Rodrigo Bentancur, do Tottenham, será suspenso por sete partidas após comentários considerados racistas e xenofóbicos sobre seu colega de equipe, o sul-coreano Son Heung-min. A informação é do inglês The Mirror.
Em junho deste ano, durante entrevista ao programa de televisão uruguaio ‘Por la Camiseta', Bentancur foi questionado pelo apresentador se poderia oferecer a ele uma camisa de algum jogador do Tottenham.
O uruguaio respondeu: “Do Sonny (Son)?” e, em seguida, acrescentou que “poderia ser do primo do Sonny também, já que todos eles [sul-coreanos] são parecidos”.
Três meses depois, em setembro, a Football Association (FA) abriu uma investigação para apurar a conduta do jogador, considerando a possibilidade de uma suspensão de 6 a 12 jogos, conforme reportado pelo The Athletic.
Far from ideal. pic.twitter.com/dGZtAupmGH
— talkSPORT (@talkSPORT) November 13, 2024
No Tottenham, Betancur quase chorou ao pedir desculpas a Son
Após o início do processo pela FA, Bentancur foi às redes sociais para pedir desculpas ao colega de equipe, afirmando que o comentário foi uma “piada de mau gosto”.
Logo em seguida, o Tottenham também se pronunciou, por meio de nota oficial, afirmando que o próprio Son gostaria de colocar um ponto final no acontecido.
Following a comment from Rodrigo Bentancur in an interview video clip and the player’s subsequent public apology, the Club has been providing assistance in ensuring a positive outcome on the matter. This will include further education for all players in line with our diversity,… pic.twitter.com/HOkdu50n9p
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) June 20, 2024
Ainda em setembro, após a acusação da FA, Son foi questionado sobre o caso em uma coletiva antes do jogo contra o Qarabag, pela primeira rodada da fase de liga da Europa League 2024/25:
“O processo é com a FA e é por isso que não posso falar muito sobre isso, mas eu amo o Rodrigo [Betancur]. (…) Ele se desculpou logo depois do episódio, quando ainda estávamos de férias. Eu estava em casa e nem sabia o que estava acontecendo. Ele apenas me enviou uma longa mensagem de texto que você podia sentir que vinha do coração dele. Depois, quando voltamos ao clube para a pré-temporada, ele quase chorou quando se desculpou publicamente. Parecia que ele estava realmente arrependido.”
Ange Postecoglou, técnico do Tottenham, também se manifestou em setembro. Segundo ele, “todos cometem erros” e essa é uma oportunidade de Betancur aprender e ser mais compreensivo:
“Todos nós cometemos erros. Não se trata apenas de punição, mas é uma oportunidade para as pessoas se redimirem e aprenderem. Se estamos falando sobre ter uma sociedade que seja compreensiva e tolerante com tudo, também devemos mostrar isso às pessoas que cometem erros como Rodri cometeu neste momento.”
Quando um jogador é suspenso pela Football Association (FA) na Inglaterra, ele fica impedido de participar de competições organizadas pela FA, como a Premier League, a FA Cup e a EFL Cup (Carabao Cup).
A suspensão geralmente não se estende a competições europeias (como a Europa League, disputada pelo Tottenham), a menos que seja uma punição disciplinar de nível internacional.
Até o momento da publicação desta matéria, FA e Tottenham não haviam se pronunciado sobre a suspensão do uruguaio.