Inglaterra

Barcelona ou Bayern de Munique? Klopp reafirma desejo para a próxima temporada

Jürgen Klopp deve mesmo tirar um ano sabático após deixar o Liverpool; Barcelona e Bayern de Munique miram outros técnicos

Ter um técnico como Jürgen Klopp no mercado obviamente gera inúmeras especulações e assim vem sendo desde que o treinador alemão, há menos de um mês, confirmou que deixará o Liverpool no fim desta temporada. E candidatos não faltam. Tanto o Barcelona como o Bayern de Munique anunciaram que também terão um novo treinador em 2023/2024, e tanto em um clube como no outro, o nome do alemão entrou no radar.

Entretanto, esse não é o desejo do próprio Jürgen Klopp. Em entrevista recente ao canal Sky Sport da Alemanha, o agente do treinador, Marc Kosicke, disse que ele ficará em um período sabático após encerrar o seu vínculo de quase nove anos à frente do Liverpool.

– Jürgen Klopp não treinará um clube ou seleção nacional durante um ano após a atual temporada. E essa ideia não mudou -, disse o empresário.

De acordo com a publicação, a ideia de Klopp é descansar após dirigir a equipe inglesa por tantos anos, e que precisava recarregar as pilhas para novos desafios. A publicação ainda afirma em que seu retorno à frente de um clube, a prioridade de Klopp é dirigir um clube espanhol, e que nos próximos anos, voltar à Alemanha ainda não é um objetivo.

– É que estou, como posso dizer, ficando sem energia. Não tenho nenhum problema agora, obviamente, já sabia há muito tempo que teria que anunciar isso em algum momento, mas estou absolutamente bem agora. Eu sei que não posso fazer o trabalho de novo e de novo e de novo e de novo. Para mim foi super importante poder ajudar a trazer essa equipe de volta aos trilhos. Era tudo que eu estava pensando. Quando percebi bem cedo o que aconteceu, é um time muito bom, com um potencial enorme, super jogadores e tudo mais, então pude começar a pensar em mim novamente e esse foi o resultado. Não é o que eu quero (fazer), é apenas o que considero 100% certo -afirmou o próprio Klopp via redes sociais do Liverpool, quando anunciou sua decisão de deixar o clube.

Próximos passos para Barça e Bayern

O Barcelona até tinha Jürgen Klopp como um de seus principais nomes para comandar o time em 2024/2025, desde que Xavi Hernández anunciou que deixará o time espanhol no fim desta temporada. Porém, convencer o alemão a mudar de ideia não parece algo possível. Segundo a imprensa espanhola, nomes como o de Roberto De Zerbi, do Brighton, são dos mais especulados pelos lados da Catalunha.

Mas não foi só na Espanha que Klopp foi cortejado. Com o anúncio público nesta quarta-feira (21) de que Thomas Tuchel não comandará mais o Bayern de Munique a partir da próxima temporada, o nome do ainda técnico do Liverpool foi especulado na Baviera, apesar da improbabilidade. Sem ele, Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen, passou a ser o primeiro da lista do Bayern para a próxima temporada. Segundo a Sky Sports, o estafe do técnico que comanda o atual líder da Bundesliga já foi contactado pela direção do time bávaro.

Mas não é só o Bayern que mira Xabi Alonso. O Liverpool, clube em que o ex-volante atuou por cinco temporadas, também está interessado dele com a saída de Klopp. Além é claro do próprio Bayer Leverkusen. O espanhol tem contrato com o time das Aspirinas até 2026, e certamente a direção não o deixará sair fácil para outra equipe, seja alemã ou não.

É certo que Bayern de Munique, Liverpool e o Barcelona serão os protagonistas da dança dos técnicos a partir de julho de 2024. Resta saber se o Bayer Leverkusen e seu treinador também entrarão na música. Quem certamente estará longe desse baile é Jürgen Klopp. Por ora, nada ainda foi capaz de fazê-lo mudar de ideia em relação ao seu plano de tirar pelo menos um ano sabático.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo