InglaterraLeste Europeu

Arshavin volta ao Zenit sem ter sido o que se imaginou

Andrey Arshavin acertou a sua volta ao Zenit, clube que o formou como jogador, em contrato por dois anos. Depois de surgir como uma das grandes promessas do futebol mundial pelo clube de São Petesburgo e impressionar pelo grande futebol na Eurocopa de 2008, o jogador chegou ao Arsenal em 2009 como uma estrela em ascensão. Desde então, o que se viu foi um jogador excelente no Twitter, mas que em campo pouco conseguiu fazer. Deixa o clube de Londres sem que a torcida lamente. Na verdade, alguns até comemoram.

Nos últimos anos jogando pelo Arsenal, pouco conseguia fazer quando entrava em campo. Basta ver o que o jogador fez na última temporada, 2012/13. Foram 11 jogos no total pelos Gunners, com um gol marcado e cinco assistências. Contando apenas a Premier League, foram sete jogos. Na temporada anterior, 2011/12, foi emprestado ao Zenit depois de estar encostado no Arsenal. Fez 11 jogos, entre fevereiro e junho de 2012, marcou três gols e fez cinco assistências.

Pelo Zenit, foi campeão russo em 2007 e 2011/12, além da Copa da Rússia em 2003 e a Copa da Uefa de 2007/08, quando chamou definitivamente a atenção do mundo para o seu futebol. Desde então, é um jogador preguiçoso, que parece desconectado com o resto do mundo e não parece se importar com as críticas e as cobranças. Parece satisfeito com o que conseguiu na carreira. Aos 32 anos, volta à sua cidade e ao clube que conhece bem. No empréstimo em 2012, não impressionou. Talvez no Zenit, volte a jogar um pouco melhor. Mas aquele jogador que parecia despontar em 2008 nunca mais foi visto. E dificilmente voltará a ser.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo