Alisson confirma interesse da Arábia Saudita, mas reforça: ‘Jogo futebol por amor’
Goleiro brasileiro do Liverpool também falou sobre planos do clube para contratar um sucessor
Alisson foi contratado pelo Liverpool em 2018. De lá para cá, o goleiro não só conquistou a idolatria da torcida dos Reds, bem como se tornou um dos melhores do mundo na posição. Em entrevista ao The Times, ele revelou ter atraído o interesse da Arábia Saudita, mas reforçou seu compromisso com o clube inglês.
— Sim, eles tinham interesse. Quero honrar meu contrato e terminar meu contrato aqui ou fazer um novo. Estou muito feliz aqui. Minha família está feliz — disse Alisson.
Na última temporada, os sauditas inflacionaram o mercado, e diversos jogadores importantes do futebol europeu deixaram o velho continente rumo à Arábia.
Alisson, por exemplo, viu os ex-companheiros de Liverpool Roberto Firmino, Fabinho e Henderson optarem por tal caminho. Mas o arqueiro, ao menos no momento, não pensa em fazer isso. Apesar de admitir que os valores exorbitantes pagos pelos sauditas são atrativos, o camisa 1 garante estar 100% focado nos Reds.
— Eu nunca cheguei ao ponto de falar sobre salários e coisas assim. Era só interesse, mas quando você ouve sobre os números que os outros jogadores estão recebendo, você fica um pouco atraído. Isso é normal — pontuou Alisson, antes de concluir.
— No final, você joga futebol por amor, é a coisa que você gosta de fazer, mas é a nossa profissão e queremos usar os anos que temos para aproveitar ao máximo. Acho que estou aberto a isso pessoalmente, mas não agora. Agora não é o momento. Enquanto eu ainda tiver meu contrato aqui, estarei focado aqui. Se for do interesse do clube negociar, então será uma conversa diferente.
Alisson soma 264 jogos com a camisa do Liverpool. Além das inúmeras defesas de tirar o fôlego, o brasileiro tem um gol marcado e três assistências concedidas. São seis títulos conquistados em seis temporadas defendendo a meta dos Reds.
Alisson já tem substituto quase definido
Apesar de Alisson ser o titular absoluto da posição, o Liverpool já pensa a longo prazo. O clube está perto de fechar a contratação de Giorgi Mamardashvili, do Valencia.
A diretoria dos Reds considera o georgiano um dos mais promissores da posição e o sucessor perfeito para Alisson. O brasileiro, por sua vez, aprova o movimento.
— O clube precisa se preparar para o futuro. Não vamos durar para sempre aqui, estou ficando velho! Não, para um goleiro ainda sou jovem, tenho muita energia e ainda tenho muito a dar para este clube (…) Acho que foi uma boa ideia. Eu sabia sobre isso (Mamardashvili) antes de sair nas redes sociais. E essa é uma boa mensagem para mim, porque o clube se importa com o que penso — afirmou o camisa 1.
Segundo Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências do futebol, o Liverpool aumentou a proposta para tirar do futebol espanhol. Com complementos, a operação deve superar a casa dos 30 milhões de euros (R$ 184 milhões).
A princípio, o georgiano não se juntará ao elenco do clube de Anfield. Ele deve ser emprestado ao próprio Valencia até o fim da temporada 2024/25. A ideia é fazer com que ele siga tendo alta minutagem e se desenvolvendo em campo.
Como Alisson vê o Liverpool para a temporada 2024/2025?
Alisson tem contrato com o Liverpool até junho de 2027. Aos 31 anos, o goleiro sabe que ainda pode fazer a diferença em campo. E ele faz questão de frisar que seu maior desejo é continuar ajudando os Reds.
— Minha decisão sempre foi ficar e focar nas coisas que podemos alcançar, esse novo começo e esse novo começo, e estou realmente animado com isso. Estamos começando do zero com nova energia e ansiosos pelo que esta temporada nos trará.
Com a saída de Jürgen Klopp, o Liverpool precisou ir atrás de um novo técnico no mercado. Dito isso, Arne Slot, do Feyenoord, foi o escolhido. E o começo de trabalho do holandês, segundo o goleiro brasileiro, é animador.
— O jeito dele de jogar é o jeito que eu gosto de jogar, começando a construir, não apenas chutando bolas longas. Se o técnico prepara o time para isso, é a melhor coisa, porque todo mundo quer a bola, todo mundo quer jogar e todo mundo se mostra para pegar a bola.
O Liverpool de Slot venceu todos os quatro amistosos realizados na pré-temporada — Real Betis, Arsenal, Manchester United e Sevilla. E na estreia da Premier League, mais um triunfo para conta. No Portman Road, os Reds bateram o Ipswich Town por 2 a 0, com gols de Diogo Jota e Salah.
O próximo compromisso será contra Brentford, pela 2ª rodada da Premier League. A bola rola neste sábado (25), a partir das 12h30 (horário de Brasília), em Anfield.