HolandaInglaterraLiga Europa

Ajax x Manchester United: dez jovens de duas academias de respeito para acompanhar de perto

O Manchester United derrubou a máxima de que não se vence campeonatos com crianças quando abalou o futebol inglês, na década de noventa, com uma equipe quase inteira formada em casa: David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Gary Neville, Phil Neville e Nicky Butt entre os principais nomes, a tal turma de 1992. A filosofia de desenvolver jogadores permeou toda a era Alex Ferguson e ganhou especial atenção de Louis van Gaal, responsável pelas primeiras chances da maioria da atual fornada de aspirantes a craques dos Red Devills.

A fama do Ajax o precede. Em 2015, um estudo do Observatório do Futebol apontou que o clube de Amsterdã tinha 77 jogadores em equipes das 31 principais ligas da Europa, mais do que qualquer outro do continente. Uma tradição antiga da uma academia que nos deu algumas lendas do futebol holandês, como Van der Saar, Frank Rijkaard, Edigar Davids, Patrick Kluivert, Clarence Seedorf, os irmãos De Boer, Dennis Bergkamp, Marco Van Basten e um tal de Cruyff.

As duas equipes que se enfrentam nesta quarta-feira, na Suécia, pelo título da Liga Europa continuam com suas tradições de dar chances à juventude e têm promessas interessantes que podem vingar no futuro. Listamos dez, cinco de cada lado, de no máximo 21 anos, cujos desenvolvimentos vale a pena você acompanhar de perto. As do Ajax já atuam frequentemente pelo time principal, enquanto as do Manchester United ainda brigam por mais chances, devido à forte concorrência que vem de um investimento alto em reforços.

[galeria_embeded]

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo