Maior artilheiro da Holanda, Van Persie deve gols decisivos
Robin van Persie se eterniza cada vez mais na história da seleção da Holanda. Com duas Eurocopas e duas Copas do Mundo no currículo, o atacante está pronto para estrelar a Oranje no Mundial de 2014. E, prova de sua importância, RVP quebrou um recorde nesta sexta. O camisa 9 marcou três tentos no massacre sobre a Hungria por 8 a 1 e ultrapassou Patrick Kluivert como maior artilheiro da história da equipe nacional. Símbolo do reconhecimento ao antigo goleador, hoje assistente de Louis van Gaal, Van Persie foi abraça-lo ao igualar a marca.
O primeiro dos 41 gols de Van Persie pela seleção aconteceu há pouco mais de oito anos. Goleada por 4 a 0 sobre a Finlândia, na qual o prodígio, com 21 anos, fechou o placar. Aos poucos, o atacante foi ultrapassando vários mitos na tábua de artilheiros da Oranje. Em março, ficou à frente de Johan Cruyff. Três meses depois, superou Ruud van Nistelrooy. Já em setembro, foi a vez de deixar para trás Dennis Bergkamp. Kluivert era o último desafio.
As marcas de Van Persie são inquestionáveis. O problema é justamente a relevância. Desses 41 gols, apenas cinco aconteceram em competições oficiais. Dois em Copas do Mundo, contra a Costa do Marfim em 2006 e Camarões em 2010, sempre na primeira fase. E outros três em Eurocopas, contra França, Romênia e Alemanha, também pela fase de grupos. Faltam tentos em momentos importantes, que comprovem o poder de decisão de RVP.
Ao menos nos últimos tempos, a torcida holandesa tem um alento. Mais de um quarto desses gols saíram justamente nos últimos 13 meses, logo após Van Persie ser duramente criticado pelas más atuações na Euro 2012. Foram 12 gols em 13 partidas, 11 deles anotados pelas Eliminatórias, da qual o camisa 9 é o artilheiro isolado. Se a fase no Manchester United é boa, na seleção é ainda melhor. Motivo a mais para que Van Persie chegue ao Brasil como grande esperança da Holanda na Copa.
Os gols de Van Persie pela seleção
Copas do Mundo: dois gols (um em 2006 e um em 2010)
Eurocopas: três gols (dois em 2008 e um em 2012)
Eliminatórias da Copa: 13 gols (um em 2006, um em 2010 e 11 em 2014)
Eliminatórias da Euro: 10 gols (quatro em 2008 e seis em 2012)
Amistosos: 13 gols