Holanda

Bas Dost tem uma inflamação no coração e fará pausa na carreira

O atacante do NEC Nijmegen caiu desacordado no gramado no último domingo durante uma partida da Eredivisie contra o AZ Alkmaar

O experiente atacante Bas Dost, de 34 anos, foi diagnosticado com uma miocardite, inflamação em um músculo do coração, e anunciou nesta quinta-feira que fará uma pausa no futebol profissional para se recuperar e passar tempo com sua família. O jogador do NEC Nijmegen assustou todo mundo ao cair desacordado durante a partida do último domingo contra o AZ Alkmaar.

O centroavante, artilheiro da Eredivisie pelo Heerenveen e com passagens relevantes por Sporting e Wolfsburg, foi ao gramado durante os minutos finais da vitória parcial do NEC Nijmegen por 2 a 1 contra o AZ Alkmaar, fora de casa. A partida foi suspensa por causa do ocorrido. Dost foi imediatamente atendido pelos médicos e retirado de maca.

Ele foi visto acenando para os torcedores em Alkmaar enquanto era carregado e, ainda no domingo, o AZ confirmou que estava consciente. Ele publicou uma foto sorrindo nas redes sociais garantindo que “estava tudo bem”, dentro do possível, e agradecendo o apoio.

A partida foi interrompida aos 44 minutos do segundo tempo. O último minuto e os acréscimos serão retomados, com presença da torcida, em 6 de dezembro.

“Por enquanto, vou dar uma pausa no futebol”

Em um comunicado publicado no site oficial do NEC Nijmegen, Bas Dost explicou o seu problema cardíaco e anunciou que ficará um tempo indeterminado afastado do futebol enquanto se recupera. Ele marcou três vezes em oito rodadas para o 12º colocado da Eredivisie – um deles ao abrir o placar da partida contra o AZ Alkmaar, antes de cair no gramado.

– Ouvi do meu cardiologista o que aconteceu comigo durante o jogo. Fiz muitos exames nos últimos dias e eles mostraram que tenho um músculo cardíaco inflamado (miocardite). Pode haver vários motivos pelos quais um músculo cardíaco fica inflamado e as consequências podem ser bastante graves, mas tive sorte de ter sido ressuscitado com sucesso em campo. Não consigo enfatizar o quanto estou grato aos médicos do NEC e do AZ pelo seu desempenho adequado.

– Os testes continuarão nos próximos dias e depois irei para casa e precisarei descansar para me recuperar totalmente. Só depois desse momento terei mais visão do meu futuro e a partir daí poderei compartilhar mais sobre ele. Por enquanto, vou dar uma pausa no futebol e passar um tempo com minha família. Espero que todos respeitem isso.

– Eu realmente gosto (do futebol), mas agora é hora de olhar para mim mesmo e descansar um pouco. Não conto com nada por enquanto, apenas com minha recuperação entre a minha família. Gostaria mais uma vez de agradecer a todos do mundo do futebol, na Holanda e no exterior. Vocês me deram muita atenção. Foi tocante para mim e para minha família – encerrou.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo