Holanda

Boa notícia: após sofrer desmaio em campo, Bas Dost se recupera bem no hospital

Bas Dost caiu desacordado em jogo pelo NEC Nijmegen, mas recobrou a consciência após o atendimento médico e está bem

Bas Dost se recupera bem no hospital, depois de sofrer um grande susto durante a rodada da Eredivisie deste domingo. O centroavante do NEC Nijmegen caiu desacordado em campo e precisou ser atendido imediatamente pelos médicos presentes. Apesar da situação preocupante, o veterano saiu de maca e consciente. Já de noite, Dost postou uma foto sorrindo e garantindo que está bem – na medida do possível. Por conta do incidente, a partida entre AZ e NEC foi suspensa, quando o time visitante vencia por 2 a 1 em Alkmaar. Resta definir se os acréscimos ainda serão retomados ou se o resultado será confirmado.

Bas Dost não apenas foi titular no ataque do NEC, como também anotou o primeiro gol do time, aos 11 minutos. O centroavante ainda deu a assistência para que Magnus Mattsson ampliasse antes do intervalo, enquanto o artilheiro Vangelis Pavlidis descontou para o AZ no meio do segundo tempo. O incidente com Dost ocorreu já nos minutos finais, depois dos 44 da etapa complementar. A queda desacordado do atacante causou grande apreensão, mas os cuidados médicos foram rápidos.

A boa notícia sobre Bas Dost foi dada pelo próprio AZ, que confirmou que o centroavante estava consciente. O jogador foi retirado de maca e até acenou para os torcedores em Alkmaar, indicando como estava melhor. Nos vestiários, Dost conversou com os companheiros e com o próprio pai, que estava presente nas arquibancadas. Depois, acabou encaminhado para o hospital, a fim de realizar exames. O NEC ainda não se manifestou para explicar a gravidade do episódio.

O que importa é o estado de Bas Dost. Através das redes sociais do NEC, o centroavante mandou uma mensagem: “Está tudo bem comigo. O socorro que tive em campo foi fantástico. Agora, estou hospitalizado e me sinto bem. Obrigado todos pelo apoio”. O veterano estava sorrindo e também fazendo sinal de positivo.

A partida deste domingo era importante à parte de cima da tabela da Eredivisie. Com a derrota parcial do AZ, o PSV conseguia abrir cinco pontos de vantagem na liderança. Venceu o Ajax por 5 a 2 no clássico e também contou com a derrota do Feyenoord diante do Twente por 2 a 1. Enquanto isso, o NEC aparece no 12° lugar, com nove pontos. Além de Bas Dost, o elenco conta com vários medalhões, incluindo também o goleiro Jasper Cillessen e o meia Lasse Schöne.

A trajetória de Bas Dost

Bas Dost chegou ao NEC Nijmegen nesta temporada e faz um bom trabalho nas últimas partidas. O centroavante de 34 anos contribuiu com três gols e duas assistências nas últimas cinco aparições. A vitória sobre o AZ vinha como uma prova de força, ainda mais por acontecer em Alkmaar.

Bas Dost tem uma carreira bastante experimentada. O atacante surgiu no Emmen, teve boa passagem pelo Heracles e foi artilheiro da Eredivisie pelo Heerenveen. Ao longo da última década, o grandalhão fez seu nome no exterior, com seus melhores momentos no Sporting, pelo qual foi artilheiro do Campeonato Português. Também rodou por Wolfsburg (campeão da Copa da Alemanha) e Eintracht Frankfurt na Bundesliga, além de vestir a camisa do Club Brugge em dois títulos nacionais na Bélgica. Voltou à Holanda na temporada passada, pelo Utrecht, antes da chegada ao NEC mais recentemente. Disputou 18 jogos pela seleção, mas não esteve presente em torneios internacionais.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo