Holanda

Ajax quer aproveitar crise no Manchester United e trazer Ten Hag de volta

Treinador chegou até as semifinais da Champions League com equipe holandesa na temporada 2018/2019

O Ajax passou por um momento de intensa turbulência no início da temporada. Após um péssimo período sob o comando de Maurice Steijn, quando a equipe estava na zona de rebaixamento com apenas cinco pontos ganhos nos sete primeiros jogos, a diretoria do clube demitiu o treinador e trouxe John van't Schip de volta ao comando técnico da equipe, o que se mostrou uma decisão muito acertada. O time melhorou consideravelmente seu desempenho, subiu para a quinta colocação da Eredivisie e disputa uma vaga nas quartas de final da Conference League com o Aston Villa.

No jogo de ida, o Ajax empatou com o time inglês por 0 a 0 e precisa vencer o jogo de volta para avançar na competição continental. Antes mesmo da temporada terminar, o presidente-executivo do Ajax, Alex Kroes, já prepara planos para trocar o comando técnico do time antes da próxima temporada começar. Segundo informações do The Mirror, o departamento de futebol da equipe preparou diversos relatórios sobre possíveis nomes para assumir o cargo e a volta de Erik Ten Hag, atualmente no Manchester United, está em pauta.

Na corda-bamba há um tempo em Old Trafford, Ten Hag tem muita identificação com o Ajax por conta do trabalho de quatro temporadas à frente do clube, tendo como um dos resultados mais emblemáticos de sua trajetória por lá a classificação da equipe para a semifinal da Champions League na temporada 2018/2019. O feito foi conquistado 25 anos após a última chegada da equipe naquela fase, ainda em 1995. Há cinco anos, em uma das eliminatórias mais espetaculares da história da competição, o time holandês foi eliminado pelo Tottenham, de Lucas Moura, autor de um hat-trick no jogo de volta em Amsterdã.

Apesar da decepção na competição continental, Erik Ten Hag foi bem-sucedido durante sua passagem pelo Ajax, vencendo por três vezes o título da Eredivisie, faturando por duas vezes a Copa da Holanda e uma vez a Supercopa Holandesa.

Futuro incerto de Ten Hag no Manchester pode trazê-lo de volta ao Ajax

Erik Ten Hag não é unanimidade no Manchester United há um tempo e o Ajax quer aproveitar o momento instável do treinador holandês para trazê-lo de volta ao clube. Sir Jim Ratcliffe, um dos novos mandatários dos Red Devils estaria inclusive analisando potenciais substitutos para o comando técnico da equipe inglesa na próxima temporada. Na sexta posição da Premier League, caso o time não consiga ao menos uma vaga para a próxima Champions League, a permanência de Ten Hag é algo muito difícil de acontecer em Old Trafford.

Enquanto isso, Pep Lijnders, assistente técnico de Jürgen Klopp no Liverpool, aparece como plano B para assumir  o Ajax, caso as tratativas com Erik Ten Hag não avancem. Como o treinador alemão vai deixar Anfield Road no fim da temporada, seu assistente também sairá da Inglaterra, abrindo precedente para a sua contratação junto ao time holandês, o que internamente é uma opção mais realista do que o investimento no retorno de seu antigo técnico.

Apesar dos problemas enfrentados nesta temporada, a passagem de Ten Hag no Manchester United não foi tão desastrosa como a imprensa inglesa faz parecer. Em 101 jogos disputados no comando dos Red Devils, o holandês conquistou 62 vitórias, 11 empates e 28 derrotas. A equipe foi campeã da última Copa da Liga Inglesa e terminou a Premier League da última temporada na terceira colocação.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo