Ajax estreou novo técnico fazendo o que não fazia faz tempo: vencendo
2 a 0 contra o Volendam foi a primeira vitória do Ajax desde o fim de agosto - e pela Eredivise, desde a primeira rodada
Geralmente ganhar um jogo banal de Eredivisie no começo de novembro não é notícia para o Ajax. Mesmo quando não domina o Campeonato Holandês, costuma derrotar a maioria dos adversários do seu país. Mas a crise neste começo de temporada é tão acentuada que o resultado contra o Volendam nesta quinta-feira, vitória por 2 a 0 com gols de Steven Bergwijn e Chuba Akpom na estreia do novo técnico interino John van't Schip, é quase um milagre.
O clube de Amsterdã não ganhava um jogo por qualquer competição desde 24 de agosto quando bateu o Ludogorets, pelos playoffs da Liga Europa. Desde então, foram sete derrotas e três empates que o levaram à lanterna do seu grupo na competição continental e do Campeonato Holandês. Pela Eredivise, a última vitória havia sido na primeira rodada, em 12 de agosto, contra o Heracles.
Os três pontos foram suficientes para o Ajax sair da zona de rebaixamento, agora em 15º lugar, com oito e uma partida a menos que os outros clubes ao seu redor.
Estreia positiva de Van't Schip
A crise do Ajax, com problemas que vão da diretoria e mercado de transferências à contratação de um técnico inexperiente, levou à demissão de Maurice Steijn em 23 de outubro. John van't Schip, um ex-jogador dos anos oitenta e auxiliar de Marco van Basten na seleção holandesa, foi escolhido para sucedê-lo como interino até o fim da temporada, antes de assumir um cargo administrativo.
A estreia foi positiva. Logo aos cinco minutos, Steven Berghuis mandou para fora uma boa chance, de frente para o gol, após um corte da defesa do Volendam, um dos únicos três times piores que o Ajax até agora. A defesa não concedeu tanto quanto vinha fazendo durante a sequência negativa. Os visitantes deram apenas três finalizações no primeiro tempo.
Steven Bergwijn mandou uma bola no travessão, aos 29, e, apesar de 16 chutes do Ajax antes do intervalo, a torcida teve que esperar o segundo tempo para comemorar os gols. Bergwijn recebeu o passe de Brian Brobbey pela esquerda, levou para dentro e bateu forte para abrir o placar. O goleiro Diant Ramaj fez uma defesa importante cara a cara contra Robert Mühren em contra-ataque e outra na cabeçada de Damon Mirani para manter a vantagem, antes de Akpom dar números finais.
Van't Schip chegou apenas na segunda-feira, e ainda é cedo para medir o seu impacto, mas Bergwijn, um dos destaques da vitória, citou a história de vida do treinador como uma motivação a mais. Van't Schip recentemente perdeu a esposa para o câncer.
– Ainda fico arrepiado quando penso nisso. Para mim foi muito emocionante. Quando o treinador vem nos ajudar na posição em que se encontra e conta sua história, como equipe, queremos ir além. Ele disse que tinha que fazer isso por sua esposa. Isso despertou algo em mim. Fiquei com um nó na garganta quando ele estava falando. Você quer ganhar esta partida para ele e para sua esposa- disse.
– O treinador é rigoroso, tem um plano. Ele quer trazer de volta o sentimento de família dentro do Ajax. Precisamos disso. Ele torna todos importantes e sabe motivar a todos, não apenas os onze titulares. Durante os treinamentos, é sucinto e perspicaz. Ele traz experiência. Precisávamos disso. Ele tem um plano bom e claro. Isso é o mais importante – completou.
Van't Schip agradeceu.
– Achei que este foi um momento lindo por causa do que estou passando. Quando vejo como os meninos reagiram e como interagimos uns com os outros, isso me dá muita energia. Isso me ajuda no processo. Todos cuidaram muito bem de mim. Não deveríamos considerar nada garantido na vida e experimentar todos os tipos de coisas. Estamos felizes com os três pontos. Estou satisfeito com grande parte do jogo. Vimos o que pedimos dos jogadores. Assim como eles, os torcedores esperavam a vitória. Foram meses muito difíceis. O apoio foi ótimo. Estamos felizes por ter conseguido retribuir – encerrou.