Games

O que muda no Ultimate Team do FIFA 22

O modo de jogo terá novo formato de recompensas, divisão elite, FUT Champions reformulado e Heróis das principais ligas

Depois de falar de Modo Carreira, Pro Clubs e Gameplay, a EA Sports finalmente apresentou as novidades do FIFA Ultimate Team. O principal modo de jogo da franquia tem poucas mudanças em termos de espaço, mas bruscas alterações na estrutura das competições. O FUT Champions, campeonato semanal on-line e que é o primeiro passo para se tornar um jogador profissional, tem um formato remodelado. Além dele, o Rivals, jogo on-line casual, tem novas premiações e um sistema de ranqueado novo. Este modo também passa a contar com uma divisão elite, na qual apenas os melhores ranqueados poderão jogar.

Para quem não está acostumado, o Ultimate Team é um modo de jogo dentro do FIFA em que você coleciona cartas e, com elas, personaliza seu clube, monta o seu time e compete com os melhores jogadores da franquia. Dentro do FUT há toda uma economia, contando com mercado de transferências e gestão de ativos do seu clube, além de desafios diários, semanais, por temporada e competições de diferentes formatos, off-line e on-line.

Rivals de cara nova

O Rivals é o modo de jogo dentro do Ultimate em que você enfrenta outros jogadores em partidas exclusivamente on-line. De acordo com o seu rendimento, seu clube é alocado dentro das 10 divisões e é recompensado semanalmente pela sua classificação ou imediatamente pela promoção de divisão. Em cada semana, você pode jogar 30 partidas para receber o seu ranking. Depois delas, é possível continuar, mas sem alterar a premiação.

No FIFA 22, o progresso dentro das divisões será bem mais claro. Pelas informações divulgadas até agora, pode-se encarar quase como um jogo de tabuleiro. O jogador terá claro o que precisa fazer para avançar para a próxima casa e o que mudará na sua recompensa semanal. Dentro destes estágios, alguns contarão como checkpoints, garantindo que o jogador não mais retroceda depois de atingir determinados níveis. Outra novidade são os streaks. Quando um jogador ganhar mais do que duas partidas seguidas, o seu avanço será alavancado de acordo com o número da sequência. Se vencer a quarta seguida, por exemplo, avança três casas em vez de uma. Se empatar ou perder, perde o streak. Além da já presente recompensa semanal, agora o Rivals contará com uma nova premiação por temporada. Cada temporada dentro do FUT dura seis semanas, em média, e garantirá novas recompensas de acordo com o desempenho ou objetivos específicos dentro do ciclo.

A divisão elite estará presente nesta edição. Ao alcançar a primeira divisão, o jogador poderá continuar jogando até alcançar o nível elite. Esta nova divisão é destinada aos melhores jogadores de FIFA e vai exibir um ranking com os 200 melhores classificados. O sistema de pontuação é alterado para o já conhecido “Pontos de Habilidades” e a partir do momento que o player alcançar a divisão elite, não haverá mais rebaixamento e ele só enfrentará jogadores do mesmo nível.

Nova Weekend League

O FUT Champions, comumente chamado também de Weekend League, é o primeiro passo do modo competitivo. A competição é disputada totalmente on-line entre jogadores que se enfrentam em 30 partidas ao longo do final de semana e são recompensados de acordo com o número de vitórias. Para se classificar ao FUT Champions, o jogador precisa atingir um determinado nível no Rivals e garantir a entrada no campeonato. A competição acontece todos os finais de semana e o jogador pode cadastrar-se o número de vezes que desejar.

Muita coisa vai mudar para a versão do FIFA 22. A principal alteração é a separação da competição em Playoffs e Finais. O jogador continuará jogando o Rivals para se qualificar para o Weekend League e, a partir de agora, ele entra primeiramente nos Playoffs. Ele jogará um determinado número, ainda não confirmado, de jogos ao longo da semana e, de acordo com o rendimento, receberá suas recompensas e poderá garantir a classificação para as Finais. As Finais serão bem similares ao formato atual, disputadas aos finais de semana e também em um número pré-definido de partidas que ainda não foi confirmado. O sistema de pontuação também será alterado. Se antes contavam apenas as vitórias dentro dos 30 jogos, agora cada vitória renderá 5 pontos e as derrotas 1 ponto. De acordo com o número de pontos, o jogador receberá seus prêmios adequados.

A premiação, que antes só chegava na quinta-feira seguinte ao campeonato, junto às recompensas do Rivals, poderá ser resgatada assim que o jogador terminar seus jogos ou a competição terminar, o que acontecer primeiro. Dentro de uma temporada, ciclo de aproximadamente 6 semanas, o jogador poderá jogar um número limitado de vezes os Playoffs e as Finais do FUT Champions. A princípio, será uma vez de cada.

Heróis do FUT

Os Heróis são um novo tipo de jogador que chega à base de dados do Ultimate Team. As lendas do futebol já tinham espaço no jogo através dos Ídolos, que são muitos utilizados por dar link com qualquer jogador, facilitando assim a construção do time. Os Heróis terão uma dinâmica um pouco diferente. Eles não se conectam a qualquer jogador, mas quando em contato com outro jogador de sua liga marcante, haverá uma conexão forte, garantindo mais entrosamento.

Como podemos ver na imagem acima, as cartas coloridas são dois Heróis do FUT. Robbie Keane está no comando do ataque e Jerzy Dudek sob as traves. Ambos estão fortemente conectados a Pulisic e Christensen, respectivamente, afinal são todos da Premier League, mas não dão link com João Félix e Alaba, pois não têm a mesma nacionalidade e nem estão na mesma liga.

Os Heróis apresentados até agora foram Mario Gomez, Diego Milito, Tim Cahill, Joge Campos, Fernando Morientes, Sami Al-Jaber, Robbie Keane, Abedi Pelé, Clint Dempsey, Lars Ricken, Ole Gunnar Solskjaer, Antonio Di Natale, Ivan Córdoba, Jerzy Dudek, Freddie Ljungberg, Aleksandr Mostovoi, Jurgen Kohler, Joe Cole e David Ginola. É possível que mais jogadores sejam confirmados ainda em agosto.

Menu, Visualização e Cosméticos

Além das mudanças estruturais, a nota ainda confirma diversas alterações menores para o Ultimate Team. Uma nova formatação do menu, adicionando o botão de Desafios de Montagem de Elenco, vai economizar um bom tempo aos jogadores mais assíduos. Também visando facilitar, as cartas contarão com mais status de habilidades, mostrando os indicativos mais importantes para cada posição. Logo, para cada perfil serão visualizados os números mais relevantes. Além de diversas adições cosméticas à personalização do estádio, comportamento torcida, mosaicos, cantos e até uma área VIP nas tribunas.

Uma mudança que pode parecer peculiar, mas que vai deixar muitos outros mais aliviados, é a possibilidade de não ver a comemoração do seu adversário. Ao invés disso, a câmera foca nos seus jogadores reagindo ao tento levado. Isso é uma tentativa da EA de tornar a comunidade menos tóxica. Por exemplo, para o FIFA 21, a franquia já retirou dos modos on-line algumas comemorações que constantemente eram utilizadas para irritar os adversários, como o clássico “Calma” do Cristiano Ronaldo. Mimimi ou não, a EA continua tentando criar um ambiente mais amistoso para o FUT.

Em setembro, a EA Sports vai anunciar as classificações dos principais jogadores, novos Ídolos e vai lançar os aplicativos de computador e celular do Ultimate. O lançamento do FIFA 22 acontecerá no dia 1 de outubro, com a disponibilidade do jogo no dia 27 de setembro para quem comprar a versão Ultimate do jogo. Se seguir a agenda dos anos anteriores, os aplicativos devem ser liberados uma semana antes e possibilita aos jogadores fazerem Desafios de Montagem de Elenco, utilizar o Mercado de Transferências e realizar determinados objetivos, mas ainda sem a criação de partidas.

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo