Games

Gamepédia do Futebol – #31 Game Over

A série chega ao fim e fica um agradecimento ao apoio dos leitores

Saudosista de games, 

Esta é uma mensagem que é direcionada a você para agradecer, conversar e encerrar. Oficialmente, o último episódio da Gamepédia, a enciclopédia de games de futebol, chegou. Foi uma longa jornada e as reações de vocês, de verdade, alimentaram muito esta série e, pessoalmente, me fizeram muito feliz por estar realizando este registro histórico. Como forma de fechar essa conta, aqui estou para dizer algumas singelas palavras.

No planejamento inicial da série, este último capítulo estava reservado para o eFootball. A questão é que o novo simulador da Konami – mesmo que por enquanto – não entregou nem perto da expectativa e seria injusto que ele fosse homenageado neste momento. Afinal, quantos jogos com muito mais qualidade também não entraram na enciclopédia? É possível que na na próxima temporada o eFootball consiga ser um concorrente à altura do FIFA novamente, mas hoje ele não é divertido, não tem cenário competitivo e está tentando se reinventar.

Ainda assim, mesmo que a Konami entregasse um jogo honesto este texto existiria. Por mais que várias vezes tenha me colocado nos textos, contando histórias e dividindo algumas experiências, não me dirigi diretamente a vocês desta forma. Foram 31 semanas pensando em jogos que, de fato, marcaram a história do futebol digital e nos trouxeram até aqui. Eu sei, de todo coração, que alguns títulos são importantes e carregados de memórias afetivas – inclusive importantes para mim. Claro que não poderia contemplar todos, claro, mas faço essa ressalva. Editorialmente, acredito que a proposta foi entregue.

Gostaria agradecer, primeiramente, à toda equipe Trivela que abriu as portas para uma ideia e acreditam até hoje que este viés de produção em esportes deve continuar – concordo: precisamos falar de games de futebol. Em especial, é necessário fazer um agradecimento ao Felipe Lobo, que desenvolveu a ideia da Gamepédia e me entregou de mãos beijadas. Muito obrigado!

Querido leitor, você fez com que este trabalho fosse extremamente satisfatório de realizar e ler os comentários sempre foi um momento semanal muito satisfatório. Meu sincero muito obrigado e, em breve, estaremos de volta em mais um conteúdo especial. Não é para já, mas sairá do forno logo e espero que gostem tanto quanto a Gamepédia.

De um fã de games para outro,
João Victor Belline

Mostrar mais

João Belline

Jornalista de formação, louco dos esportes por opção. Depois de muito escalar Cartola, jogar Winning Eleven, escrever escalação dos sonhos no caderno e topar o dedão na rua, falar sobre futebol virou uma necessidade. É mais um leitor que buscou espaço no time da Trivela e entende que futebol está acima do clube.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo