Games

EA Sports FC: como funcionam as Evoluções do Ultimate Team

O sistema de Evoluções é uma das principais novidades do EA Sports FC 24 no modo Ultimate Team

O EA Sports FC 24, sucessor do Fifa 23 como jogo de futebol feito pela Eletronic Arts, já está à disposição para aqueles que compraram a versão Ultimate. O game, que será lançado para todas as plataformas nesta sexta-feira (29), está cheio de novidades, especialmente no seu modo mais popular: o Ultimate Team.

A inclusão mais recente no FUT é o recurso chamado Evoluções, que ainda está gerando dúvidas até mesmo aos usuários mais antigos do modo. Basicamente, é um sistema de upgrade nas cartas de jogador, mantendo-as utilizáveis e relevantes por mais tempo.

O que são e como funcionam as Evoluções

As Evoluções são uma nova maneira de melhorar a carta de um jogador. Para isso, é necessário completar certos desafios e escolher um jogador que atenda a pré-requisitos em cada oferta disponível. Após atingir os objetivos, você poderá reivindicar suas recompensar e evoluir atributos do atleta escolhido.

Com este recurso, jogadores com cartas pouco interessantes podem se manter úteis por mais tempo no jogo. Também é uma forma do usuário utilizar seus atletas favoritos e com atributos abaixo do esperado, além de ser uma forma de cada gamer ter cartas únicas e diferentes dos demais.

A quantidade e dificuldade dos desafios variam conforme o nível da evolução. Objetivos mais complicados culminam em melhorias mais altas. Ao escolher uma evolução, é possível ver os requisitos necessários e quais os desafios.

As Evoluções poderão melhorar os ratings da carta do jogador, adicionar novos estilos de jogo ou aumentar o número de estrelas de perna ruim e/ou fintas. Mais de um tipo de evolução estão disponíveis, mas só é possível utilizar uma de cada vez. Enquanto se progride em um desafio, as outras Evoluções estarão na fila até que se complete a original.

Evoluções disponíveis

Até o momento desta publicação, seis tipos de Evoluções estão disponíveis. A primeira, intitulada de “Bem-vindo às Evoluções”, qualquer jogador com máximo de 80 de rating, 90 de ritmo e 80 de defesa pode ser utilizado. São dois desafios: jogar uma partida de Squad Battles, Rivals ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior e jogar uma partida de Squad Battles, Rivals ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior com o jogador escolhido. Como recompensa, ele ganhará um ponto em ritmo, passe, drible e físico.

A segunda é a “Evolução dos Fundadores”. O jogador escolhido precisa ser um atacante, de rating de no mínimo 75 e máximo 83, de qualidade rara e com máximo de 91 de ritmo, 83 de drible e 85 de físico. Os desafios são vencer duas partidas de Squad Battles, Rivals, ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior e vencer quatro partidas de Squad Battles, Rivals, ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior. Caso completos, a carta selecionada receberá mais dois de rating, mais uma estrela de perna ruim e mais três pontos em ritmo, finalização, drible e físico.

Já no “Extremo Implacável”, um jogador que seja ponta-esquerda com máximo de 79 de rating, 91 de ritmo, 79 de físico, 82 de drible e 79 de finalização receberá o estilo de jogo “implacável” e mais seis pontos em rating, quatro em ritmo, sete em finalização, sete em passe e sete em drible, além de virar ponta-direita, caso os três seguintes desafios sejam cumpridos: marcar quatro gols com o jogador escolhido em Squad Battles, Rivals ou Champions no mínimo na dificuldade Semi-Pro e jogar cinco partidas do Squad Battles, também pelo menos na dificuldade Semi-Pro; dar quatro assistências com o jogador escolhido em Squad Battles, Rivals ou Champions no mínimo na dificuldade Semi-Pro e vencer quatro partidas nos mesmos modos e dificuldade com o jogador entre os titulares; marcar e dar assistência com o jogador selecionado em dois jogos de Squad Battles, Rivals ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior e vencer duas partidas de Rivals ou Champions com o mesmo entre os titulares.

No “Protetor Rápido”, pode-se utilizar um zagueiro de no máximo 80 de rating, 65 de ritmo, 84 de defesa, 84 de físico e 75 de passe. São dois desafios: vencer dois duelos de Squad Battles, Rivals ou Champions no mínimo na dificuldade Semi-Pro e vencer três nos mesmos moldes. Conseguindo, o atleta receberá mais dois de rating, 15 de ritmo, seis de passe, três de defesa e cinco de físico.

As últimas duas Evoluções estão diretamente ligadas. Na “Melhora Dourada (parte um)”, um meio-campista bronze, de no máximo 64 de rating, 75 de ritmo, 65 de finalização, 70 de drible, 65 de defesa e 73 de físico receberá incríveis 16 de rating, cinco de ritmo, 16 de finalização, 14 de passe, 16 de drible, 15 de defesa e 12 de físico. Para isso, é preciso jogar uma partida e vencer três de Squad Battles, Rivals ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior.

Por fim, a “Melhora Dourada (parte dois)” pede uma carta de um meio-campista de raridade Evolução um e com máximo de 80 de rating, 80 de ritmo, 81 de finalização, 80 de defesa e 86 de drible. Em outras palavras, deverá ser o jogador utilizado na Evolução passada. Dar quatro assistências e jogar cinco partidas com o jogador em Squad Battles, Rivals ou Champions na dificuldade Semi-Pro ou superior, marcar dois gols de fora da área com o jogador nos mesmos moldes e jogar cinco partidas de Rivals ou Champions com ele e, enfim, marcar cinco gols e jogar cinco jogos de Rivals ou Champions com o mesmo são os três desafios. Já as recompensas são a adição dos estilos Tiki Taka e Passe Pingado, mais quatro pontos de rating, um de ritmo, três de chute, três de passe, três de drible, três de defesa e três de físico.

Os melhores jogadores para se usar nas Evoluções

São vários jogadores que se encaixam nas diferentes Evoluções. Você pode usar um que ache que merece uma melhora nos atributos ou um de preferência pessoal, mas elencamos aqui aqueles que atendem os pré-requisitos e possuem melhores números.

Veja as nossas recomendações para cada tipo de Evolução:

Bem-vindo às Evoluções

  • Gonçalo Ramos (PSG),
  • Nicole Anyomi (Eintracht Frankfurt),
  • Juan Cuadrado (Internazionale),
  • Julián Álvarez (Manchester City),
  • Brahim Díaz (Real Madrid),
  • Moisés Caicedo (Chelsea),
  • Kaoru Mitoma (Brighton)

Evolução dos Fundadores

  • Timo Werner (RB Leipzig)
  • Darwin Núñez (Liverpool)

Extremo Implacável

  • Steven Bergwijn (Ajax)
  • Naomie Feller (Real Madrid)
  • Denis Bouanga (LA FC)
  • Ansu Fati (Brighton)
  • Rinsola Babajide (UDG Tenerife)

Protetor Rápido

  • Joel Matip (Liverpool)
  • Chiellini (LA FC)
  • Kristen Edmonds (NJ/NY Gotham FC)
  • Alejandro Catena (Osasuna)
  • Edgar González (Almería)
  • Nikola Milenković (Fiorentina)
  • Jan Vertonghen (Anderlecht)
  • Gabriel Paulista (Valencia)

Melhora Dourada

Muitos jogadores entram nos pré-requisitos e possuem avaliações semelhantes. Sendo assim, Jobe Bellingham (Sunderland) pode ser uma opção legal. Meio-campista, é irmão de Jude Bellingham, do Real Madrid.

Foto de Felipe Novis

Felipe Novis

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo