Games

Como comprar o Football Manager 2021 no Brasil

Saiba como é possível comprar o Football Manager 2021 no Brasil, mas é preciso fazer alguns passos e não custa barato

O Football Manager 2021 já está entre nós. Um dia antes do esperado – ou, na realidade, no dia certo em metade do mundo – a Sports Interactive lançou a versão completa da nova edição do simulador. Se você já estiver jogando o Beta, disponível há duas semanas, basta atualizar na sua plataforma.

No Brasil, o jogo não é oficialmente vendido, por causa dos conflitos de licenciamento, desde 2017. Isso não significa, porém, que não é possível comprar uma licença, de modo legalizado, e jogar por aqui. É preciso um pouco de paciência, muito cuidado e custará caro, mas é possível. Mostramos neste texto como fazer isso.

Como já contamos em anos anteriores, Football Manager não é vendido no Brasil por questões de licenciamento de jogadores e de clubes. A Sports Interactive (SI) teme processos como os que aconteceram contra a EA Sports pelo FIFA, que renderam condenações milionárias. Para não correr o risco, o jogo não é vendido no Brasil.

As plataformas de distribuição do jogo, como o Steam e a Epic, não permitem que seus usuários registrados no Brasil possam comprar o jogo. Pense no jogo como um DVD, como era comum comprar jogos até algum tempo atrás: ele simplesmente não é importado para o Brasil. Para comprar, portanto, é preciso comprar no exterior. E se prepare: o custo do jogo está, neste momento do lançamento, por volta de R$ 215 a R$ 230.

Versões do jogo: completa, Touch e Mobile

Há três versões vendidas do Football Manager. A mais comum é a versão completa, que é também a mais jogada. Há a versão Touch, pensada para dispositivos móveis e que é uma versão mais simplificada do jogo. Se você é dos que acha que o jogo ficou complexo demais e acha que não tem paciência para tantos detalhes, esta talvez seja a versão ideal para você. Em geral, a versão completa e a Touch são vendidas em um mesmo pacote.

Por último, há a versão mobile. Não adianta procurar nas suas lojas de aplicativos, seja seu celular Android ou iOS: o jogo não aparece para usuários do Brasil, assim como acontece nas versões completa e Touch. É possível comprar, assim como as duas primeiras versões, será preciso comprar em plataformas como o Mercado Livre para conseguir jogar. Você comprará e receberá um código para resgatar o jogo no seu celular.

O Football Manager é vendido há muitos anos pelo Steam, uma das maiores plataformas de distribuição de jogos de computador no mundo. A partir deste ano, temos ao menos mais uma plataforma, a Epic Games. Nos dois casos, se você já tiver uma conta brasileira, não conseguirá acessar a página do jogo para comprar. Mostramos como comprar em cada distribuidora.

Compra pelo Steam

Se você faz questão de jogar na sua conta atual do Steam, você terá que ceder o acesso para o vendedor entrar na sua conta e colocar o jogo lá. É um processo que exige muita confiança e, portanto, não faça se você não conhece a reputação do vendedor. Nós aqui no site compramos pela Marton Shop, que vende tanto pelo Mercado Livre quanto pelo seu próprio site. Você terá que seguir as instruções detalhadamente, então fique atento.

O vendedor entrará na sua conta, colocará o jogo lá, e te devolve. A sua conta será temporariamente mudada para outro país (o que exige uma compra) e depois receberá o jogo como presente. O vendedor te devolverá a sua conta em seguida, já com o jogo na Biblioteca, normalmente, e novamente como uma conta brasileira.

Recomendamos você entrar em um fórum como FManager, que indicam vendedores confiáveis e compartilham experiências de outros vendedores. Aqui, só colocamos um que nós usamos e confiamos. O jogo ficará na sua biblioteca para sempre e é totalmente legalizado, você terá uma licença legítima, como se um amigo tivesse comprado um DVD no exterior e te dado de presente. Só que no caso, é a licença digital.

Se você não faz questão de ter o jogo na sua conta atual, ou se não tem uma conta no Steam, basta fazer a compra e informar o vendedor, que criará uma conta no exterior para você, fará a compra por lá e te entregará uma conta nova, já com o jogo nela. Você entrará, mudará o e-mail e a senha, e passará a usar a conta normalmente.

Outra forma de comprar é criar uma conta no exterior e comprar créditos (porque cartão de crédito precisa ser necessariamente do país da sua conta, ou seja, a não ser que você tenha um cartão de crédito com endereço no exterior, não vai funcionar. Se você já tem essa conta no exterior, terá que comprar créditos. Várias lojas do varejo brasileiro vendem créditos para lojas de games, inclusive o Steam, assim como para PSN e Xbox Live.

Com crédito na conta, você precisará de um VPN (como o que vem nativo no navegador Opera, por exemplo) para acessar a loja e fazer a compra, usando o seu crédito. Se o seu IP for do Brasil, o Steam não permitirá que você faça a compra. Aliás, você sequer encontrará o jogo, que fica indisponível. Então, é importante: além da conta ser no exterior, você usar uma VPN para acessar, se não o processo não funcionará.

Compra pelo Epic Games

A Epic Games se tornou mais uma plataforma a vender o Football Manager (inclusive fez uma ação para distribuição gratuita do Football Manager 2020 que gerou mais de 1 milhão de downloads), o que cria uma nova opção em relação a anos anteriores. Vamos explorar aqui esta alternativa primeiro. Para comprar o jogo na Epic Games, será preciso criar uma conta e escolher um país diferente do Brasil, como Argentina, por exemplo. Será preciso fazer isso usando uma VPN (recomendamos usar o navegador Opera, que possui um VPN integrado. Evite baixar e instalar VPN gratuito no seu computador, costumam ser perigosos para a sua segurança).

Se você já tem, precisará mudar o país da sua conta e isso é bastante trabalhoso: será preciso entrar em contato com a Epic e pedir essa mudança. Esse processo pode não ser aprovado. Com a sua conta de outro país, e com o VPN ativado, você busca o jogo e faz a compra. Se você for usar um cartão de crédito, será preciso que seja internacional. Idealmente, prefira comprar créditos ou usar formas de pagamento alternativas, como PayPal. Depois da compra, o jogo estará na sua biblioteca.

Explore os recursos extras

É possível melhorar muito a sua experiência no jogo corrigindo clubes que não estão licenciados, como a Juventus, na Itália, e os times brasileiros, que vem com siglas, em vez dos nomes reais. Para isso, há diversas atualizações feitas por usuários, tanto na Oficina, dentro do Steam, quanto em sites especializados, como o fórum FManager.

Recomendamos você visitar sites especializados em Football Manager se quiser adicionar recursos interessantes ao jogo, como fotos dos jogadores e escudos oficiais dos clubes (a maioria dos clubes não tem escudos, assim como as competições, ou as federações dos países). Além do FManager, um fórum que já em si traz muitos recursos, além de discussões, há sites como o FM Scout e Sortitoutsi com diversos complementos, como pacotes de escudos e logos de competições; rostos de jogadores; camisas dos times; além de acertos de licenciamento, um dos mais importantes, corrigindo nomes de clubes ou competições não licenciados.

Por fim, ressaltamos algo fundamental: somos contra a pirataria. É possível comprar a licença de forma legalizada e recomendamos fortemente que você o faça, justamente para aproveitar todos os recursos que ele tem, incluindo as atualizações que a própria SI fará no jogo. As atualizações serão constantes e acontecem ao longo de todo o ano, com atualizações para correções de rota, problemas e até atualização de elencos.

Football Manager é uma grande experiência de futebol, como poucos no mundo. Nessa categoria de managers, certamente não há nenhum outro jogador de futebol que chegue perto. Vale aproveitar. E se você comprar, nos mande a sua experiência e nos conte dos saves que você fizer! Se você permitir, publicamos aqui no site. Mande mensagem para [email protected]

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo