Alexia Putellas é a melhor jogadora do mundo também no FIFA 23
Em comparação com todas as cartas ouro, a espanhola ostenta a maior classificação entre homens e mulheres
A EA Sports divulgou as classificações das jogadoras presentes no FIFA 23, edição que passa a contar com clubes de futebol feminino – além das seleções que já estavam presentes em jogos anteriores. A espanhola Alexia Putellas garantiu a classificação 92 e lidera o ranking – entre homens e mulheres. Logo atrás dela, Sam Kerr, Wendie Renard e Ada Hegerberg têm o overall de 91.
O ranking foi divulgado com 26 atletas e os respectivos overalls, mas sem mais números adicionais ou mesmo as cartas dessas jogadoras – o que impede uma análise do rendimento de cada atleta dentro da gameplay. Confira as atletas mais bem avaliadas na lista abaixo:
- Alexia Putellas, 92 – Seleção espanhola feminina
- Sam Kerr, 91 – Chelsea
- Wendie Renard, 91 – Lyon
- Ada Hegerberg, 91 – Lyon
- Marie-Antoinette Katoto, 90 – Paris Saint-Germain
- Lucy Bronze, 90 – Seleção inglesa feminina
- Alex Morgan, 90 – Seleção americana feminina
- Caroline Graham Hansen, 90 – Seleção norueguesa feminina
- Christiane Endler, 89 – Lyon
- Vivianne Miedema, 89 – Arsenal
- Beth Mead, 88 – Arsenal
- Kadidiatou Diani, 88 – Paris Saint-Germain
- Mapi León, 88 – Seleção espanhola feminina
- Irene Paredes, 88 – Seleção espanhola feminina
- Jenni Hermoso, 88 – Seleção espanhola feminina
- Alexandra Popp, 88 – Seleção alemã feminina
- Sandra Paños, 88 – Seleção espanhola feminina
- Amandine Henry, 88 – Lyon
- Kim Little, 88 – Arsenal
- Lina Magull, 87 – Seleção alemã feminina
- Lauren Hemp, 87 – Manchester City
- Grace Geyoro, 87 – Paris Saint-Germain
- Ashley Lawrence, 87 – Paris Saint-Germain
- Billie Bright, 87 – Chelsea
- Lieke Martens, 87 – Paris Saint-Germain
Apesar de não contar com alguns clubes de expressão, como o Barcelona, as jogadoras estão presentes no jogo através de suas seleções. É o caso de Putellas. A melhor do mundo encabeça a lista, mas por defender a Seleção Espanhola. Como teve uma grave lesão no joelho, poderá até ficar fora do jogo – o que é improvável, pelo menos.
A nova edição do simulador de futebol promete um grande avanço para a representatividade do futebol feminino no ambiente digital. Como já anunciado anteriormente, o FIFA agora conta com Natália Lara como a primeira voz feminina sul-americana da história da franquia.
A inclusão das ligas Barclays FA Women’s Super League (liga inglesa) e Division 1 Arkema (campeonato francês, uma das novidades deste ano, foi feita com captação de movimentos de partidas de futebol feminino através da tecnologia HyperMotion 2 – equiparando à tecnologia utilizada para a modalidade masculina. Posteriormente no calendário, também está prevista a Copa do Mundo Feminina – que acontece em 2023, sediada entre Austrália e Nova Zelândia. O lançamento acontece no próximo dia 30 de setembro e, para quem comprou a versão Ultimate, no dia 27.