Futebol feminino

Holanda frustra Inglaterra em rodada insana e vai ao Final Four da Liga das Nações Feminina

Holanda, França, Alemanha e Espanha são as seleções classificadas; finalistas da Liga das Nações garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A sexta e última rodada da Liga das Nações Feminina da Uefa não poderia ter roteiro mais maluco e inusitado. Nesta terça-feira (5), Holanda e Inglaterra disputaram jogos diferentes, mas protagonizaram um embate insano gol a gol pela última vaga na fase final do torneio. No fim, as holandesas acabaram levando a melhor. A Laranja Mecânica contou com dois tentos da meia Damaris Egurrola nos acréscimos para golear a Bélgica por 4 a 0, em casa, e garantir classificação.

Alegria de um lado, tristeza e decepção do outro. A Inglaterra certamente não esquecerá tão cedo o que viveu nesta terça. Isso porque, a seleção da terra do rei Charles III também goleou na última rodada (6 a 0 sobre a Escócia), mas diferente da Holanda o placar não foi o suficiente para alcançar o Final Four da Liga das Nações.

Em resumo, inglesas e holandesas terminaram o Grupo 1 empatadas com 12 pontos cada. No entanto, a Holanda levou vantagem no saldo de gols (oito contra sete) e garantiu a liderança da chave. Após o apito final, as jogadoras da Laranja Mecânica celebraram muito a classificação decidida no detalhe. Em contrapartida, as inglesas lamentaram a eliminação.

O que a treinadora da Inglaterra disse após a eliminação

A Inglaterra foi para o jogo contra a Escócia sabendo que precisava superar a Holanda em três gols. Durante boa parte da partida, o feito parecia próximo de ser alcançado, já que as inglesas teoricamente lideraram o grupo pouco antes do intervalo, quando venciam por 4 a 0. Veio o segundo tempo e tudo ruiu com os gols das holandesas diante da Bélgica.

Após o apito final, Sarina Wiegmann, treinadora da Seleção Inglesa, admitiu a enorme frustração com a desclassificação da equipe, porém ressaltou o espírito de luta e o caráter de suas comandadas.

– Estou muito desapontada. A equipe mostrou muito caráter e começamos muito bem. Quando Lucy marcou, pensei que conseguiríamos isso. Depois a Holanda marcou e foi isso (…) Fiquei muito orgulhosa da exibição, mas ainda não digerimos e é muito decepcionante. Se você não passar pelo saldo de gols, não é suficiente -, disse Sarina, antes de concluir:

– Ainda penso no que fizemos, com a Euro, chegando à final da Copa do Mundo, quase sem descanso, indo para a primeira campanha da Liga das Nações (…) Mas isso é futebol. Estávamos esperando e foram longos minutos. Achamos que tínhamos conseguido. Aí não conseguimos e eu disse [as jogadores]: ‘não sei o que dizer’. Só posso dizer que fiquei orgulhosa do desempenho e do que fizemos durante toda a semana, mas não foi suficiente.

Sarina Wiegman, técnica da Seleção Inglesa (Foto: Icon Sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Alemanha, França e Espanha completam o final four da Liga das Nações

Além da Holanda, a Alemanha foi outra seleção a conseguir alcançar a classificação para o Final Four nesta terça-feira. As alemãs ficaram no 0 a 0 com País de Gales, fora de casa, mas acabaram beneficiadas pela derrota em casa da Dinamarca diante da Islândia, por 1 a 0. A Alemanha somou 13 pontos no Grupo 3, enquanto as dinamarquesas 12.

França e Espanha já haviam garantido a classificação na rodada anterior. Ainda assim, as duas seleções entraram em campo e fizeram bonito no último jogo da fase de grupos. As francesas bateram Portugal por 1 a 0, fora de casa, e terminaram com 16 pontos no Grupo 2, melhor campanha da etapa classificatória.

Já a Espanha buscou uma virada surpreendente contra a Suécia. As suecas abriram um 3 a 1 em território espanhol, mas não sustentaram a vantagem e viram as atuais campeãs do mundo virarem para 5 a 3 no segundo tempo.

Classificação dos grupos da Liga das Nações

Grupo 1

  • Holanda – 12 pts
  • Inglaterra – 12 pts
  • Bélgica – 8 pts
  • Escócia – 2 pts

Grupo 2

  • França – 16 pts
  • Áustria – 10 pts
  • Noruega – 5 pts
  • Portugal – 3 pts

Grupo 3

  • Alemanha – 13 pts
  • Dinamarca – 12 pts
  • Islândia – 9 pts
  • País de Gales – 1 pt

Grupo 4

  • Espanha – 15 pts
  • Itália – 10 pts
  • Suécia – 7 pts
  • Suíça – 3 pts

*Como previsto em regulamento, a primeira colocada de cada grupo avança para as semifinais da Liga das Nações.

Finalistas da Liga das Nações garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Europa tem direito a três vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na modalidade futebol feminino. Uma já pertence à França, anfitriã do evento. As outras duas são reservadas às finalistas da Liga das Nações.

Na próxima segunda-feira (11), a Uefa sorteará os confrontos das semifinais da Liga das Nações, que serão disputadas em fevereiro.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo