Técnico do Leicester feminino é investigado por relação com jogadora
Willie Kirk foi afastado de suas funções como treinador da equipe durante o curso das investigações

Um escândalo envolvendo o técnico da equipe feminina do Leicester tomou as páginas dos principais jornais britânicos na manhã deste sábado (9). Willie Kirk está sendo investigado pelo clube por um suposto relacionamento amoroso com uma de suas atletas, sendo suspenso de seu cargo até a resolução do caso. As informações são do The Guardian. O treinador foi substituído pela assistente técnica Jennifer Foster e não acompanhou a vitória sobre o Liverpool pelo placar de 2 a 0 pela sétima rodada da Copa da Inglaterra Feminina (FA WSL).
Em nota oficial publicada pelo clube, a diretoria do Leicester afirmou que Willie Kirk está ajudando com a resolução desse caso e a resolução da investigação será determinada e divulgada em tempo oportuno.
“Willie Kirk está ajudando o clube com o processo interno, cujos resultados serão determinados no devido tempo. A assistente técnica Jennifer Foster e o técnico da equipe sub-18, Stephen Kirby, assumirão o comando da equipe”, disse o Leicester em nota.
Muito provavelmente, Willie Kirk perderá mais alguns jogos de sua equipe até o fim das investigações. O treinador foi procurado pela imprensa britânica para passar a sua versão dos fatos, mas até o momento não se pronunciou.
Técnico deve dar a sua versão dos fatos em conferência em Wembley
Kirk deve falar pela primeira vez sobre este caso na Women in Football (WIF), conferência que será realizada no Estádio de Wembley ao final deste mês. A organização visa promover o talento feminino e tenta combater o sexismo no universo futebolístico. Recentemente, a Kick It Out fez um levantamento e descobriu que quatro a cada cinco treinadoras no Reino Unido sofrem algum tipo de discriminação no ambiente de trabalho junto à comissão técnica.
Willie Kirk será representado por Jo Tongue, que procurada pela imprensa disse que não faria nenhum comentário durante o curso das investigações. Ex-jogador do Preston Athletic, o atual técnico da equipe feminina do Leicester foi treinador do time principal do Hibernian em 2006. O escocês de 45 anos começou a trabalhar no futebol feminino da Inglaterra em 2015, quando assumiu o comando do Bristol City e foi assistente técnico do Manchester United em 2018.
Seis meses mais tarde, Kirk se tornou treinador do time feminino do Everton, mas acabou demitido na temporada 2021/2022 após um início ruim, com apenas duas vitórias em cinco jogos. Pela equipe de Liverpool, o treinador chegou até a final da Copa da Inglaterra feminina em 2020, mas perdeu a decisão para o Manchester City por 3 a 1
Willie Kirk está a duas temporadas como treinador do time feminino do Leicester
O técnico Willie Kirk chegou ao Leicester como diretor de futebol em julho de 2022. Quatro meses mais tarde, aceitou o desafio de treinar a equipe feminina do clube, assumindo o lugar de Lydia Bedford e foi importante na recuperação da equipe naquela temporada. Antes de sua chegada, a equipe vinha de uma sequência de seis jogos sem vitória e conseguiu terminar a WSL na 10ª colocação com 16 pontos.
Na atual temporada, o Leicester ocupa a sétima colocação da Women Super League com 16 pontos ganhos, sendo quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas.