Futebol feminino

Após protesto de jogadoras, Kleiton Lima pede demissão do time feminino do Santos

Acusado de assédio sexual e moral, Kleiton Lima voltou ao comando do Santos na semana passada, pela 5ª rodada do Brasileirão

Os protestos das jogadoras de diferentes times na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol feminino surtiram efeito. Na manhã desta segunda-feira (15), o técnico Kleiton Lima pediu afastamento do comando das Sereias da Vila. Por meio de uma nota oficial publicada em seu site oficial, o Santos afirmou que “aceitou o pedido e reiterou sua confiança de que o assunto seja definitivamente encerrado”.

No ano passado, Kleiton Lima foi acusado por 19 jogadoras das Sereias da Vila de praticar assédio moral e sexual. As acusações foram feitas por meio de cartas anônimas entregues à diretoria do Peixe. Na oportunidade, o técnico deixou o clube, que, por sua vez, alega ter feito uma investigação interna sem identificar qualquer tipo de crime.


Em razão disso, o Santos, por meio do presidente Marcelo Teixeira, do executivo de futebol Alexandre Gallo e da coordenadora de futebol feminino Thais Picarte entenderam que não haveria problemas em trazê-lo de volta ao comando das Sereias.

Quais foram os protestos contra Kleiton Lima?

Nos confrontos da última sexta-feira (12), entre Santos e Corinthians, e Palmeiras x Avai Kindermann todas as jogadoras, exceto as atletas das Sereias da Vila, colocaram as mãos sobre a boca durante a execução do hino nacional. O gesto foi uma forma das atletas demonstrarem que estavam sendo silenciadas com a contratação de Kleiton Lima pelo Peixe.

No duelo entre Palmeiras e Avai Kindermann, as jogadoras ainda se posicionaram para uma foto ao lado das atletas que vestiam as camisas 19 de cada clube, em alusão às 19 cartas anônimas que foram entregues à diretoria do Santos, no ano passado, apontando os casos de assédio.

O que diz o Santos sobre o afastamento?

Diante do pedido do treinador, o Santos, sob a justificativa de que o treinador chegou a ser ameaçado de morte, não criou obstáculo para atender tal solicitação.

– Para preservar sua família, sua integridade e o próprio Santos, Kleiton Lima solicitou hoje afastamento do cargo de técnico das Sereias da Vila. Por ser tratar de uma decisão pessoal, o Santos aceitou o pedido e reiterou sua confiança de que o assunto seja definitivamente encerrado. Desde a sua contratação, o treinador vem sofrendo críticas e nos últimos dias até ameaças de morte em razão das acusações feitas no ano passado — se posicionou o Alvinegro.

– Mesmo convicto de que não cometeu nenhum dos atos pelos quais é acusado, Kleiton Lima entendeu que seu pedido de afastamento é a melhor opção para preservar todas as partes — acrescentou o clube.

O que significa o pedido de afastamento de Kleiton Lima?

Questionado pela Trivela, o Santos, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que Kleiton Lima entregou o cargo. Desta forma, o “pedido de afastamento” é, na verdade, um pedido de demissão por parte do treinador.

Quem assume o comando das Sereias da Vila?

Com o afastamento de Kleiton Lima, a equipe feminina do Santos passa a ser comandada interinamente por Wesly Otoni, que é auxiliar da equipe.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo