Barcelona contrata Keira Walsh por valor recorde mundial no futebol feminino
Campeã da Eurocopa Feminina, Walsh chega por £ 350 mil libras e supera valor pago pelo Chelsea por Pernille Harder em 2020
O recorde mundial no valor de transferência no futebol feminino foi quebrado nesta quarta-feira. O Barcelona acertou o pagamento de £ 350 mil ao Manchester City para contratar a meio-campista Keira Walsh, de 25 anos, campeã da Eurocopa pelas Lioness sendo eleita a melhora jogadora da final. Ela assinou contrato de três anos com o Barcelona. Walsh joga na posição de meia central, podendo jogar como primeira jogadora do meio-campo ou em uma dupla de meias centrais.
A meio-campista estava no Manchester City desde 2014 e só tinha mais um ano de contrato com o clube. Segundo o Guardian, o Barcelona fez outras propostas para contratar Welsh, mas todas foram rejeitadas. O acordo pela contratação da inglesa veio poucas horas antes do fechamento da janela de transferências da Espanha, que foi nesta quarta, às 23h no horário local.
O valor de £ 350 mil (algo em torno de € 400 mil). Com isso, supera os € 350 mil pagos pelo Chelsea pela contratação da atacante Pernille Harder, que deixou o Wolfsburg em 2020 pelo maior valor já pago por uma jogadora até então. Harder declarou nesta quarta que achava bom o recorde ter sido batido. “É bom para o futebol feminino que o dinheiro esteja fluindo. Era isso que eu queria. Queria começar algo novo”, afirmou a jogadora do Chelsea.
No Manchester City, Walsh fez 211 jogos, o que a coloca como a jogadora que mais atuou pelo clube empatada com Steph Houghton no momento da sua saída. Houghton, de 34 anos, continua no City e deve estender essa marca.
Walsh se torna sétima contratação do Barcelona na temporada, depois da chegada da também inglesa Lucy Bronze, da brasileira Geyse Ferreira, Salma Paralluelo e Nuria Rábano, além dos retornos de Laia Codina e Emma Ramírez. Walsh tem 50 jogos com a camisa da Inglaterra e se tornou uma das principais jogadoras da seleção inglesa. Ela completou a marca no duelo contra Luxemburgo, que as Lioness venceram por 10 a 0.
O Barcelona, assim se reforça para buscar novamente o título da Champions League. O clube foi campeão na temporada 2020/21 ao bater o Chelsea na final por 4 a 0 e na temporada passada, 2021/22, o time foi até a final, mas perdeu do tradicional Lyon na final. O clube é o atual campeão espanhol e tem sido dominante na liga local.