Futebol feminino

Ainda em recuperação após cirurgia, Alexia Putellas peita o Barcelona para atuar pela seleção espanhola

Afastada dos gramados desde o ano passado para tratar o LCA do joelho esquerdo, Putellas foi convocada para a Liga das Nações Feminina da Uefa neste mês

Ganhadora de duas Bolas de Ouro, Alexia Putellas está em pé de guerra com o Barcelona para poder atuar pela seleção espanhola. Isso porque a meio-campista, afastada dos gramados desde novembro do ano passado quando voltou a sentir dores no joelho, ainda segue em recuperação, mas mesmo assim foi convocada para participar da Liga das Nações Feminina da Uefa.

A decisão da convocá-la e o aceite da jogadora causaram muita indignação à diretoria do Barcelona, já que a atleta sequer participa de treinos com o elenco desde 14 de novembro. Segundo a rádio Cadena SER, foi a própria Alexia quem quis ser convocada e isso não tinha sido acordado com o clube.

No último fim de semana, a meio-campista assistiu a vitória do Barça sobre o Atlético de Madrid da arquibancada, pela Liga F, e já são três meses sem entrar em campo. No dia 27 de dezembro, Putellas foi submetida a uma nova artroscopia no joelho esquerdo para reconstruir o ligamento cruzado anterior (LCA). Ela já havia passado pelo mesmo procedimento em 2022, ano em que foi cortada da disputa da Eurocopa.

O próprio técnico do time feminino do Barça, Jonatan Giráldez, demonstrou sua chateação com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Antes da lista de convocadas ser divulgada, o treinador havia enviado relatórios médicos à entidade, manifestando sua preocupação caso algo mudasse a dinâmica de recuperação da camisa 11.

— A informação que eu tive no dia da partida contra o Levante era de que ela não seria convocada. No dia seguinte veio a apareceu, então suponho que houve alguma conversa — afirmou o treinador.

A Espanha enfrentará a Holanda, pela semifinal da Liga das Nações, na próxima sexta-feira (23), no Estádio Olímpico de La Cartuja, às 17h (horário de Brasília).

Putellas fica em situação delicada para renovar o contrato

O caso de Alexia Putellas vai causar polêmica e, em parte, porque ela ainda precisa renovar com o Barça. De acordo com a rádio espanhola, o clube está irritado com a situação e isso deve impactar nas negociações por uma extensão de vínculo.

Essa não é a primeira vez que a seleção espanhola convoca jogadoras do Barça que ainda estão em licença médica. Porém, o Barça recomendou que ela não jogasse e aqueles que rodeiam a jogadora sublinharam que o seu papel é de “liderança” no elenco. Além de tudo, a atitude da meia é encarada pela direção do clube catação como uma insubordinação.

A comitiva de Alexia destaca que há certo desconforto por parte da própria atleta, porque o Barcelona demorou muito para fazer uma proposta formal para sua renovação. Outro ponto que deixou Putellas desanimada é que sem avisar, a equipe jurídica da equipe alterou a duração do contrato que já estava na mesa, de três para dois anos.

— Do clube, garantem que estão dispostos a fazer um esforço, mas que não atenderão ao pedido inicial de Alexia. Ela acredita que está diminuindo um pouco as expectativas e a realidade é que estamos no mês de fevereiro, mas o contrato ainda não foi renovado. A sensação é que essa renovação vai custar caro — afirmou a repórter Sique Rodríguez.

Botão Voltar ao topo