Copa do Mundo FemininaFrançaFutebol feminino

Wendie Renard abre a porta para voltar à seleção francesa após a demissão da técnica

Zagueira de 32 anos, Renard tinha abdicado da seleção por causa da técnica Corinne Diacre, mas está aberta a voltar após a demissão da técnica

A zagueira francesa Wendie Renard, de 32 anos, abriu a porta para voltar à seleção francesa após a demissão da técnica Corinne Diacre, com quem ela tinha divergências, para usar uma palavra suave. Ela deixaria de disputar a Copa do Mundo 2023, que acontece em julho e agosto, para “preservar a saúde mental”. Isso porque Diacre era acusada de ter uma relação de abuso moral com as jogadoras, o que deixava muitas delas insatisfeitas.

A situação de Diacre se tornou irreversível, nas palavras da própria Federação Francesa de Futebol (FFF) ao anunciar a sua demissão. Além de Renard, outras jogadoras tinham abandonado a seleção por causa da treinadora, como Marie-Antoinette Katoto e Kadidiatou Diani. Sem a técnica, todo o cenário muda para essas jogadoras, e não só para elas. A FFF ainda não escolheu quem substituirá Diacre no comando da seleção francesa.

Como houve a saída da treinadora, Renard foi perguntada se voltaria à seleção francesa. “É o(a) técnico(a) que irá me selecionar se eu tiver bom desempenho pelo meu clube, mas por que não (voltar)?”, afirmou a jogadora à rádio Europa 1. “Sou uma competidora no coração. Amo esta camisa e quero fazer tudo para ganhar um título com ela”.

Renard tem 142 jogos pela seleção francesa e já disputou três Copas do Mundo pelos Bleus. A defensora do Lyon, referência no time que é, por sua vez, um dos mais fortes do mundo. A França sediou a última Copa do Mundo Feminina, em 2019.

A Copa do Mundo 2023 será na Austrália e Nova Zelândia e começa no dia 20 de julho. A França está no Grupo F da Copa, junto com o Brasil, Jamaica e Panamá.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo