
Zinedine Zidane é um técnico que ganhou muito prestígio pelo trabalho que fez no Real Madrid, especialmente na primeira passagem, mas que parece não querer aceitar qualquer trabalho. O técnico tem bastante convicção daquilo que quer. A prioridade era a seleção francesa, mas a Federação Francesa de Futebol (FFF) renovou com Didier Deschamps até 2026. Com isso, onde irá trabalhar Zidane?
“Quando eu era jogador, eu tinha a opção de quase qualquer clube”, afirmou Zidane em uma entrevista ao L’Equipe, em 2022. “Como técnico, não há 50 clubes onde eu possa ir. Há duas ou três possibilidades. Se eu volto a um clube, é para vencer. Digo isso com toda modéstia. É por isso que não posso ir para qualquer lugar”.
Um dos pontos que torna a presença de Zidane na Premier League bastante improvável é que ele considera que precisa dominar a língua, algo que não acontece com o inglês. “Certas condições tornam isso mais difícil. A língua, por exemplo. Quando as pessoas dizem para mim ‘Você quer ir para Manchester?’ Bem, eu entendo inglês, mas eu não domino completamente. Sei que há técnicos que vão para clubes sem falar a língua, mas eu trabalho de forma diferente. Para vencer, muitos elementos entram na conta. É um contexto global. Sei o que preciso para vencer”, afirmou ainda Zidane ao L’Equipe.
Segundo o seu círculo mais próximo, só três clubes atrairiam o jogador: uma volta ao Real Madrid, a Juventus, onde brilhou como jogador, e o Olympique de Marseille, clube com o qual tem uma ligação emocional, já que é da cidade onde nasceu e do qual é torcedor. Segundo pessoas próximas ao treinador, como relatado pelo The Athletic, nenhum outro clube interessa. Já houve sondagens de Manchester United e Chelsea, mas nenhum deles o atrai, entre outros motivos, pelos que ele citou acima.
A volta ao Real Madrid seria possível nas circunstâncias certas, o que incluiria um acerto com Florentino Pérez, com quem ele se desentendeu. O presidente do Real Madrid provavelmente precisaria fazer concessões. Já a Juventus é um clube que o atrai porque ele criou uma história relevante no clube, atuando por lá de 1996 a 2000. Não haveria problema com a língua, já que Zidane fala muito bem o italiano. Por fim, o Olympique de Marseille seria atraente para Zidane, desde que fosse apresentado a ele um projeto que permitisse sonhar com títulos e competir pelos maiores troféus.
O Paris Saint-Germain já viu que as preferências de Zidane são coisas sérias. O clube de Paris, o mais poderoso e rico da França no momento, tentou levar o astro francês algumas vezes para ser o seu técnico. Recebeu negativas em todas. A últimas delas em 2022, quando Mauricio Pochettino foi demitido. A prioridade dos parisienses era levar Zidane, que sequer considerou as propostas. Esperava pela seleção francesa, mas mesmo sem ela, sabia que dirigir o clube de Paris não passava pela sua vontade. Sua ligação com Marseille não o permitia assumir o clube da capital, justamente o maior rival dos marselheses.
O sonho de Zidane parece mesmo ser o técnico da seleção francesa, mas isso terá que esperar. Zidane parece disposto a esperar. Neste momento, com Deschamps com contrato até 2026, serão ao menos três anos e meio de espera. Pode ser que o técnico decida deixar o cargo após a Eurocopa de 2024, na Alemanha, mas isso ainda significaria praticamente um ano e meio de espera. O trabalho na França parece destinado a ser dele um dia, mas quando?
Enquanto isso, Zidane pode esperar e parece disposto a isso. Entre os seus clubes de preferência, a Juventus é quem mais tem sido questionada em relação ao técnico, Massimiliano Allegri, mas ele também tem um contrato longo, até 2025. O Olympique de Marseille tem Igor Tudor como técnico com contrato até 2024 e ele tem feito um bom trabalho. O Real Madrid tem Carlo Ancelotti, o técnico com quem mais Zidane se parece, em termos de estilo, também com contrato até 2024.
É possível que algum desses técnicos saia antes do seu cargo, incluindo aí a seleção francesa. Mas Zidane não parece ter pressa. Ele não tem necessidade, nem financeira e nem de reputação, de assumir qualquer clube. Ele parece disposto a esperar para assumir onde ele acredita que pode ter realmente sucesso e onde sinta uma verdadeira conexão. Isso deve significar, ao menos, esperar até 2024.