Sadio Mané compra clube da quarta divisão francesa: “Será um enorme desafio”
Atacante do Al-Nassr, Mané é mais um jogador em atividade investindo em clubes, como N'Golo Kanté e Wilfried Zaha
Sadio Mané, atacante do Al-Nassr, foi anunciado como o novo dono do Bourges Foot 18, um clube da quarta divisão francesa, segundo o prefeito da cidade a cerca de 200 kms ao sul de Paris. Segundo a ESPN britânica, o ex-jogador do Liverpool havia contribuído financeiramente para a contratação de reforços durante a última janela de transferências e se interessou pelo projeto por ter uma relação de amizade com o presidente Cheikh Sylla.
O prefeito de Bourges, Yann Galut, anunciou a novidade pelo Twitter, com imagens da entrevista coletiva que oficializou a aquisição. Destacou os “valores humanos” do senegalês, acrescentando que é uma “honra e um prazer” recebê-lo como proprietário do clube local.
Mané, que marcou na última terça-feira contra o Al-Duhail, do Catar, pela Champions League da Ásia, não conseguiu comparecer em pessoa ao evento, mas apareceu por vídeo, prometendo desenvolver e profissionalizar a estrutura do clube.
– É um grande prazer apoiar o projeto do meu amigo Cheikh Sylla. Estamos conversando há três anos. Será um enorme desafio, mas a população local estará envolvida e vamos chegar lá. O prefeito e o presidente me convenceram da necessidade de atingir objetivos imediatos – disse.
O Bourges Foot 18 é vice-lanterna do Grupo B da quarta divisão e o máximo que atingiu na pirâmide francesa foi a Segundona.
Sadio Mané arrive au Bourges Foot 18 #BF18 pic.twitter.com/RjvMlGGIOV
— Bourges Foot 18 (@BourgesFoot18) October 25, 2023
Jogadores comprando clubes
Mané não é o único jogador em atividade, ou recentemente aposentado, que anunciou investimentos em clubes de divisões inferiores. Em junho, N’Golo Kanté, outro que deixou seu contador muito feliz com um contrato saudita, adquiriu o Royal Excelsior Virton, da terceira divisão belga. O ambientalista Héctor Bellerín é acionista do Forest Green Rovers, da quarta divisão inglesa, e Wilfried Zaha, atualmente no Galatasaray, comprou o Croydon Athletic, da nona divisão, ao lado do rapper Stormzy.
Durante a fase final da sua carreira, em que pareceu entediado de ser apenas jogador de futebol, Gerard Piqué comprou o Andorra, que está na segunda divisão espanhola. Zlatan Ibrahimovic comprou ações do Hammarby, da sua Suécia, irritando a torcida do Malmö, clube em que foi formado. Jamie Vardy era co-proprietário do Rochester New York FC, que disputou o equivalente à terceira divisão dos Estados Unidos e encerrou suas operações no último mês de março.