Recém-chegado ao Rennes, Sampaoli causa polêmica ao criticar ex-companheiro de Benzema
Técnico argentino venceu uma e perdeu duas no comando do clube, atual 12º colocado da Ligue 1
Ex-companheiro de Karim Benzema no Al-Ittihad, Jota vive dias difíceis no Rennes. Antes titular com o técnico Julien Stéphan, o atacante português passou a lidar com a reserva a partir da chegada de Jorge Sampaoli.
Nos três jogos do treinador argentino à frente da equipe até o momento, Jota foi banco em todos. O português chegou a entrar no segundo tempo das partidas contra Lille e Saint-Étienne, mas diante do Nantes, no último domingo (8), sequer foi acionado.
Questionado sobre a pouca utilização de Jota, Sampaoli explicou que precisa de um jogador desequilibrante no ataque, mas que também ajude o time defensivamente. Para ele, isso tem faltado ao português.
— Esperamos que ele nos traga algum desequilíbrio, mas ainda não está em plena posse dos seus meios. Preciso de jogadores que façam um esforço contínuo, tanto ofensivamente como defensivamente.
— Temos jogadores como ele, mas peço que não sejam apenas decisivos quando o resultado nos favorece. Para mim, o papel do treinador é sobrestimado, porque dependemos enormemente desses jogadores altamente capazes.
A má fase do Rennes na temporada
Com apenas 14 pontos conquistados, o Rennes amarga a 12ª colocação da Ligue 1. Em 14 jogos disputados na competição, a equipe venceu quatro, empatou dois e perdeu oito. São 18 gols marcados e 20 sofridos.
Sucessor do francês Julien Stéphan, demitido por conta dos maus resultados, Sampaoli acumula um triunfo (5 a 0 sobre o Saint-Étienne) e dois reveses (1 a 0 diante do Lille e 1 a 0 para o Nantes) no comando do Rennes.
— Se eles [jogadores que desequilibram ofensivamente] tivessem feito a diferença desde o início do campeonato, eu provavelmente não estaria aqui e o Rennes não estaria nesta situação. Portanto, precisamos deles, precisamos que estejam em forma e que compreendam o nosso modelo para poderem fazer a diferença — concluiu Sampaoli.
O próximo compromisso do time de Sampaoli será contra o Angers, em jogo válido pela 15ª rodada da Ligue 1. A bola rola neste domingo (15), a partir das 13h (horário de Brasília), no Roazhon Park (casa do Rennes).
Os altos e baixos de Jota
Revelado pelo Benfica, Jota despontou como grande joia da base dos Encarnados, mas acabou não correspondendo às expectativas no time profissional. Foram apenas dois gols e duas assistências em 34 jogos.
Sem espaço no gigante português, o jovem atacante foi emprestado ao Real Valladolid, e posteriormente ao Celtic. Com a camisa do clube da Escócia, que o comprou em definitivo, viveu a melhor fase da carreira: 28 gols e 26 assistências em 83 partidas.
Vendido ao Al-Ittihad por 29 milhões de euros, Jota não se adaptou ao futebol saudita e deixou o time após pouco mais de um ano. Segundo a imprensa francesa, ele custou 8 milhões de euros ao Rennes.