Ex-São Paulo e Palmeiras: Quem é o promissor goleiro brasileiro que assinou com o PSG
Jovem atuou na categoria de base de times brasileiros antes de viver na Itália
O PSG anunciou nesta quinta-feira (17) um novo reforço brasileiro para a temporada 2025/26. Trata-se do goleiro de 19 anos, Renato Marin.
O jovem jogador chegou a ser sondado por outros clubes europeus, mas a proposta do time francês foi a vencedora: um vínculo de cinco anos que se encerra em 2030. Clube e jogador já haviam assinado um pré-contrato em fevereiro.
A escolha de Marin pelo Paris Saint-Germain passou justamente pela fase de construir experiências visando o amadurecimento na carreira. O goleiro quer evoluir com a referência do trabalho do técnico Luis Enrique.
— Foi o projeto e a confiança que o clube tem nos jovens. É uma oportunidade incrível para mim fazer parte de uma equipe tão forte e que joga um futebol espetacular. Vou aprender muito jogando com eles, tenho certeza de que vou crescer como jogador. E poder evoluir sob o comando de um treinador como Luis Enrique, que foi um jogador extraordinário, é algo incrível –, declarou o goleiro em conteúdo divulgado pelo clube francês.
— Vou dar tudo de mim. O que quero é me doar ao máximo, trabalhar duro e evoluir. O clube é ambicioso, então eu também preciso ser. O mais importante é o coletivo, mas é preciso muito trabalho para que ele funcione bem –, reforçou.
Quem é Renato Marin, reforço do PSG
Nascido em 10 de julho de 2006, em São Paulo, Renato Belluci Marin iniciou sua trajetória no futebol brasileiro, com passagens pelo São Paulo e pelo Palmeiras ainda nas categorias de base.
Mas antes de chegar aos gramados, Marin passou pelo futsal do Verdão, quando atuou como jogador de linha. Mas foi debaixo das traves que se estabeleceu no futebol e ganhou atenção, ainda quando atuou no São Paulo.
Em 2020, Renato se mudou com a família para a Itália, onde passou a integrar as categorias de base da Roma. No clube, o goleiro estreou pela equipe Sub-17 em setembro de 2022, na partida contra o Lecce.

Conquistando espaço com os Giallorossi, o goleiro disputou 15 jogos pela equipe Sub-17, conquistando o título do campeonato na final contra a Inter de Milão ainda na temporada 2022/23.
No mesmo ano, participou de três partidas pela equipe Sub-18 do clube romano. Ainda em 2024, Marin foi convocado pela equipe principal da Roma, em partida realizada em casa contra a Atalanta, onde compôs o banco de reservas.
Aos 17 anos, tornou-se o goleiro titular da equipe Sub-19 da equipe italiana, onde ganhou rodagem no elenco disputando 39 partidas — 13 delas sem sofrer gols — ao longo da temporada 2023-2024.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Goleiro tem dupla nacionalidade e convocação pela Itália
Com dupla nacionalidade e o destaque nas categorias de base da Roma refletiu na convocação para a seleção italiana Sub-19 em setembro de 2023, pela qual disputou 13 partidas. Ganhando rodagem na equipe, Marin foi titular no Campeonato Europeu Sub-19, em uma campanha que se estendeu às semifinais da competição.
Na última temporada, o goleiro de 19 anos foi convocado em 28 ocasiões para o elenco principal comandado por Claudio Ranieri, incluindo as 6 primeiras partidas da Liga Europa. Também disputou 11 jogos pela Roma Primavera, equipe reserva do clube.

Donnarumma na mira do Chelsea
O movimento de reforço pelo setor defensivo do Paris Saint-Germain não acontece por acaso. Com o fim do Mundial de Clubes, a equipe francesa viu o rival Chelsea avançar nas conversas, planejando uma possível investida por Gianluigi Donnarumma.
Destaque na temporada 2024/25, Donnarumma foi peça-chave na campanha vitoriosa do PSG, que conquistou a tríplice coroa sob o comando de Luis Enrique. O italiano, de 26 anos, entra no último ano de contrato com o clube parisiense e vive uma das melhores fases da carreira.
De acordo com o “L’Équipe”, a prioridade do jogador é seguir em Paris, mas ele espera que suas exigências salariais e esportivas sejam atendidas para assinar a renovação com o clube francês.
Por outro lado, os Blues – que vem reforçando o elenco para a temporada 2025/26 seguem sem um goleiro que passa a confiança necessária. A diretoria do Chelsea chegou a negociar a contratação de Mike Maignan, do Milan, mas as tratativas esfriaram por conta da pedida financeira pelo francês.


