‘Minha melhor decisão da temporada foi não ter escalado Dembélé contra o Arsenal’
Luis Enrique explica como uma punição a Ousmane Dembélé fez o camisa 10 do PSG virar o artilheiro do futebol mundial em 2025

Novo ano, vida nova. Esse lema pode resumir Ousmane Dembélé, que o maior artilheiro do futebol mundial em 2025. E segundo Luis Enrique, o atacante do PSG precisa ser grato a uma punição dada pelo treinador no ano passado.
Em oito jogos disputados desde o início de janeiro, o camisa 10 dos parisienses já marcou 15 gols, entre Supercopa da França, Ligue 1 e Champions League. Para explicar a ótima fase do jogador de 27 anos, o comandante espanhol revelou sua teoria em coletiva nesta sexta-feira (14):
— A melhor coisa que fiz foi não o escalar em Londres contra o Arsenal… mesmo tendo sido muito criticado. Esta é minha melhor decisão do ano
Luis Enrique se referiu à 2ª rodada da Champions League, no dia 1 de outubro de 2024, quando Dembélé sequer foi relacionado na derrota do PSG para o Arsenal por 2 a 0, no Emirates Stadium. À época, o técnico espanhol não incluiu o atacante francês na delegação do Paris Saint-Germain por questões disciplinares.
Relembre a polêmica envolvendo Dembélé e Luis Enrique no PSG

Tudo começou no triunfo do PSG sobre o Rennes por 3 a 1, no dia 27 de setembro, pela 6ª rodada da Ligue 1. Apesar de ter dado a assistência para um dos gols de Bradley Barcola, Ousmane Dembélé tirou Luis Enrique do sério nos parisienses.
Informações dos veículos franceses RMC e L'Équipe revelaram que o treinador cobrou o camisa 10 do PSG por conta de algumas decisões tomadas dentro de campo. O atacante não teria gostado da bronca do espanhol, gerando uma discussão.
Antes da partida contra os Gunners, Luis Enrique explicou à imprensa que resolveu deixar Dembélé fora do jogo por problemas de “comprometimento”. O recado do técnico espanhol foi direto, tanto que o camisa 10 do Paris Saint-Germain retornou no jogo seguinte e não foi mais notícia por polêmicas extracampo.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Águas passadas não movem moinho

Apesar do pequeno desentendimento, Luis Enrique e Ousmane Dembélé sempre mantiveram um bom relacionamento. No PSG, o episódio ficou no passado, e o atacante francês conta com o apoio incondicional do treinador espanhol.
Após o corte de Dembélé, Luis Enrique resumiu sua postura com um mantra: “Sou duro quando preciso ser e permissivo quando posso”. E o método parece ter dado resultado, já que o camisa 10 dos Parisienses se tornou a grande referência técnica do time.
Ousmane Dembélé pelo PSG em 2024/25
- Jogos: 28
- Gols: 23
- Assistências: 6
O PSG é o líder isolado da Ligue 1 com 53 pontos em 21 rodadas — 10 pontos à frente do 2º colocado Olympique de Marseille. O Paris Saint-Germain também encaminhou sua vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, além de estar garantido nas quartas da Copa da França.