França

‘Comentários absurdos e declarações hipócritas’: PSG detona John Textor e ameaça acionar justiça

Em entrevista recente, dono do Botafogo acusou o clube parisiense de monopólio financeiro

No início da semana, John Textor, principal acionista da SAF do Botafogo e dono do Lyon, alfinetou o Paris Saint-Germain. Em entrevista, o empresário norte-americano criticou a equipe parisiense por um suposto “monopólio financeiro”.

Ao tomar ciência das declarações de Textor, o PSG resolveu se manifestar. A imprensa francesa teve acesso à carta na qual o clube parisiense rebate o empresário e afirma que planeja tomar medidas legais a respeito.

— Não iremos nos rebaixar ao ponto de responder aos seus comentários absurdos e nos reservamos o direito de tomar medidas legais diante das suas declarações inapropriadas, particularmente falsas, hipócritas e desrespeitosas, não só para com o PSG, mas também para com o futebol francês — inicia carta.

No restante da carta, o PSG responde a cada insinuação de Textor de maneira detalhada, incluindo o aspecto financeiro do atual campeão francês e as licitações pelos direitos televisivos da Ligue 1. No fim, a instituição presidida por Nasser Al-Khelaïfi novamente ameaça acionar o empresário na justiça.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que John Textor entra em polêmica com outros clubes. Na mais recente delas, o dono do Botafogo se desentendeu com Leila Pereira, presidente do Palmeiras, ao sugerir que o Campeonato Brasileiro de 2023 — conquistado pelo Alviverde — teria sido manipulado.

Confira o restante da carta do PSG a John Textor

Você menciona que está competindo contra um pais (…) ignorando o fato de que uma parte significativa do nosso clube é hoje propriedade do investidor americano Arctos, vindo, como pensávamos que você sabia, dos Estados Unidos.

Você dá um sermão em outros clubes franceses, dizendo-lhes para não se preocuparem com a falta de rendimentos garantidos, enquanto pede, em particular, que façam pagamentos antecipados pela transferência de Bradley Barcola para se beneficiarem de renda para sua própria janela de transferências.

Se você continuar com seus comentários difamatórios e prejudiciais, seremos forçados a adicioná-lo ao nosso crescente número de ações judiciais no Brasil, com procedimentos adicionais na França.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A hegemonia do PSG na França

Fundado em 1970, o PSG sofreu uma verdadeira transformação desde que foi comprado pelo fundo de investimento QSI (Qatar Sports Investments), empresa fechada subsidiária da QIA (Qatar Investment Authority).

Se antes da chegada dos investidores, o PSG tinha apenas dois títulos franceses, agora o clube parisiense é o maior campeão nacional, com 12 troféus — dois a mais que o Saint-Étienne. O Lyon, gerido pela empresa de John Textor desde dezembro de 2022, tem sete conquistas.

Al-Khelaïfi assumiu o PSG em 2011. De lá para cá, somente Monaco e Lille conseguiram quebrar a hegemonia do time parisiense na Ligue 1.

Títulos do PSG desde a chegada de Al-Khelaïfi

  • 10x Ligue 1
  • 7x Copa da França
  • 6x Copa da Liga Francesa
  • 10x Supercopa da França

Na final da Copa da França 2023/24, o PSG derrotou o Lyon de Textor por 2 a 1. Durante a cerimônia de premiação, o empresário norte-americano foi flagrado ao lado de Al-Khelaïfi parabenizando os jogadores adversários.

John Textor durante a cerimônia de premiação da Copa da França 2023/24
John Textor durante a cerimônia de premiação da Copa da França 2023/24 (Foto: Icon Sport)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo