França

PSG e Barcelona farão duelo fora de campo para comprar craque do Liverpool

Destaque do Liverpool nesta temporada, Luis Díaz interessa tanto a PSG como Barcelona, mas Reds exigem alta quantia para liberar o colombiano

Com a provável ida de Kylian Mbappé ao Real Madrid, quem será que vai assumir a camisa 7 do Paris Saint-Germain para a próxima temporada. Nomes como Rafael Leão e Mohamed Salah foram dois dos mais especulados. Mas nesta semana, outro jogador que vem fazendo grandes temporadas surgiu como um possível novo reforço para o time francês.

Segundo o jornal inglês The Telegraph, o empresário de Luis Díaz já tem conversas com a diretoria do PSG, e poderia ser o novo atacante do clube da capital francesa na próxima temporada. E além do time francês, o Barcelona também mostrou interesse nele. Apesar dos contatos, o objetivo inicial foi mais para saber o que poderia fazer o Liverpool negociar o atacante colombiano.

Quantia alta para tirá-lo da Inglaterra

E segundo o periódico, os Reds já deram a resposta. Caso PSG ou Barcelona queiram mesmo o atacante, um dos dois clubes terá de pagar no mínimo 80 milhões de euros pelo atacante, que é titular absoluto e um a das grandes referências da equipe na atual temporada.

Mesmo que fique no Liverpool, certamente Díaz terá algo revisto em seu atual acordo. O colombiano tem contrato com os Reds até 2027, mas é provável que no fim desta temporada o seu estafe negocie uma possível renovação, já que as cláusulas não foram revistas desde 2022, quando o colombiano chegou à Inglaterra proveniente do Porto.

Essa negociação e o interesse de outros clubes se deve ao desempenho do jogador. Astro da sua seleção na atualidade, Díaz vem sendo um dos destaques do time, e ganhou mais protagonismo nesta temporada, mas com as lesões de Salah, Jota, Szobozslai e outros atletas ao longo de 2023/2024. O camisa 7 já anotou 13 gols e deu 4 assistências em 34 jogos, sendo titular da equipe já desde a temporada passada, quando Sadio Mané rumou para o Bayern de Munique.

Como Díaz jogaria no PSG ou no Barça?

Mesmo que seu número de gols seja alto, não são como os de PSG, artilheiro da Ligue 1, e maior marcador da história do PSG. Tanto que para a próxima temporada, além de contratar um ponta como Díaz, o objetivo do PSG, segundo a imprensa francesa, também é trazer um centroavante. E de acordo com o L’Equipe, Victor Osimhen, camisa 9 do Napoli, é outro atacante que está na mira do time de Luis Enrique para 2024/2025.

Já no Barcelona, mesmo sendo um clube com uma camisa mais pesada e repleto de problemas financeiros, a responsabilidade de substituir alguém não existiria, já que durante toda a temporada, jogadores como João Félix, Ferran Torres e até mesmo Vitor Roque já lutaram pela posição de ponta-esquerda. O problema maior seria o clube catalão conseguir a quantia suficiente para pagar a multa rescisória do Liverpool, o que deixa o Barça mais distante de sua contratação.

Com 27 anos, Díaz ganhou destaque pela velocidade e pela facilidade com que dribla adversários, chegando à área e criando chances perigosas. No projeto a longo prazo que o PSG pretende construir, tendo jovens como Xavi Simons e Warren Zaïre-Emery como protagonistas, o colombiano seria importante, para o ataque do time, assim como os outros atacantes especulados. Resta saber se o Liverpool atenderá inicialmente os desejos de Díaz, ou se caso o contrário, o quão o time de Paris ou o da Catalunha estariam dispostos a pagar a fortuna pedida pelos Reds.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo