Copa da FrançaFrança

Preparando-se para reta final de sua história no PSG, Thiago Silva admite: “Eu não queria partir”

Ao longo de oito anos, Thiago Silva foi uma das caras do PSG e deixou seu nome na história do clube, conquistando sete títulos da Ligue 1, quatro Copas da França e cinco Copas da Liga. No entanto, muito em breve, esta parceria de sucesso chegará ao fim. Na prévia da decisão da Copa da França contra o Saint-Étienne, o zagueiro reconheceu que gostaria de permanecer no clube, mas a decisão não estava em suas mãos.

[foo_related_posts]

Na fase final de preparação para os jogos oficiais que restam nesta temporada, o PSG goleou o Celtic por 4 a 0, na terça-feira (21). Thiago Silva foi titular e, ao fim da partida, foi reverenciado pela torcida presente no Parque dos Príncipes. Apesar do encontro de pouca importância, o momento ficará na memória do zagueiro, que fazia ali sua despedida do gramado em que atuou por oito anos.

“Foi um momento especial para mim, é claro, mas com os torcedores sempre foi assim, uma relação de respeito. Eles perguntaram se eu poderia ficar, mas a decisão não é minha e não é a hora (de falar disso). Eu só quero passar o resto do tempo aqui com uma boa mentalidade. Porque estou muito feliz com os momentos que tive com o PSG”, disse, em entrevista coletiva na quinta-feira (23).

“É verdade que eu não queria partir, mas a decisão já foi tomada. Eu respeito esta decisão e a respeitarei até o final”, completou.

A escolha foi revelada por Leonardo, diretor esportivo do PSG, no mês passado, ao mesmo tempo em que era anunciada o fim da história de Edinson Cavani no clube. Maior artilheiro da história do Paris, com 200 gols marcados, o uruguaio, assim como o brasileiro, não terá seu vínculo renovado para a próxima temporada e está livre para encontrar outra equipe. Porém, diferentemente de Silva, Cavani não estendeu o contrato por um par de meses para a disputa das copas nacionais e da Champions League da atual temporada.

Transportando os anseios dos torcedores para os microfones, os jornalistas presentes na coletiva de quinta-feira perguntaram a Thiago Silva se havia qualquer chance de uma mudança de ideia por parte do clube, mas o zagueiro descartou qualquer reviravolta.

“Não há conversas para o que vem a seguir, o Leonardo já falou com a imprensa. Eu peço que vocês não falem disso, não é o momento. Respeito os assuntos que vocês tratam, sua vontade de saber o que está acontecendo, mas estou pensando apenas na partida (decisão da Copa da França) e no que devemos fazer.”

Na temporada passada, o PSG chegou à final da Copa da França, mas acabou derrotado pelo Rennes nos pênaltis, depois de empate em 2 a 2 com a bola rolando. O jogo ficou marcado, além do revés, pela briga entre Neymar e um torcedor do Rennes na arquibancada, no momento em que o time do PSG passava entre o público para a premiação e era insultado pelo homem. Dentro do clube parisiense, a vontade é de dar uma resposta à decepção anterior.

Thiago Silva tenta moldar a narrativa e jogar a pressão para cima do adversário, o Saint-Étienne, mas a verdade é que qualquer expectativa está depositada sobre o PSG, e os olhares estarão atentos para ver se as lições do passado foram aprendidas.

“A pressão existe desde o momento em que vestimos a camisa do PSG. Mas não acho que a pressão esteja com a gente, porque perdemos no ano passado. Vamos jogar com uma atmosfera diferente, então precisaremos nos concentrar. No ano passado, fiquei triste. Estava machucado e nas arquibancadas. Mas pude ver que, se não formos atrás do troféu, não o levamos. E no ano passado não o merecemos”, avaliou.

Thiago Silva evoca a história do Saint-Étienne para ligar o alerta dentro do grupo parisiense, mas aponta que as qualidades atuais do adversário também têm peso. Para chegar à decisão, os Verts eliminaram o atual detentor do título, o Rennes, na semifinal.

“É uma copa muito importante. O Saint-Étienne é uma equipe histórica, mas não a respeitamos apenas por sua história. Eles ganharam do Rennes na semifinal e mereceram estar no Stade de France. Depois, é preciso pensar sobre como perdemos no ano passado e fazer o contrário para levar esta copa.”

PSG e Saint-Étienne enfrentam-se pela decisão da Copa da França nesta sexta-feira, no Stade de France, às 16h10 (horário de Brasília). O jogo terá transmissão do Fox Sports.

Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo