França

Olympique de Marseille continua um mercado modesto com Chancel Mbemba, ex-zagueiro do Porto

O zagueiro foi contratado sem taxa de transferência, após o fim do seu contrato com os Dragões

Quando Jorge Sampaoli deixou o Olympique de Marseille por divergências de opinião com a direção, era de se esperar um mercado mais modesto do vice-campeão francês. E, por enquanto, é isso mesmo. O zagueiro Chancel Mbemba foi anunciado nesta sexta-feira, sem taxa de transferência, após o seu contrato com o Porto ter chegado ao fim.

O congolês chegou às categorias de base do Anderlecht em 2011 e coleciona nove temporadas no futebol europeu, pelo clube belga, pelo Newcastle e pelo Porto, no qual teve maior sucesso. Conquistou duas edições do Campeonato Português e da Copa de Portugal, fazendo 137 partidas em quatro anos. Seu contrato não foi renovado, apesar de ter sido titular na bem sucedida última campanha dos Dragões.

Segundo uma reportagem da CNN, em 2013, existem quatro versões diferentes sobre a idade de Mbemba. Ele teria sido registrado em seus primeiros clubes congoleses com data de nascimento em 1988, mas foi inscrito em uma Copa das Nações como se fosse de 1991. No Anderlecht, chegou com data de 1994 e já teria dito que na verdade nasceu em 1990.

A Fifa chegou a abrir uma investigação na época, mas ele nunca chegou a ser punido. Quando acertou com o Newcastle, Memba disse ao Daily Mirror que realizou testes ósseos para confirmar que havia nascido em 1994. “Às vezes na África quando uma pessoa está se dando bem eles tentam derrubá-la ou prejudicar sua carreira. Não sou esse tipo de pessoa. Tenho amigos e família e não tenho pensamentos prejudicais no meu coração ou na minha cabeça”, disse.

Essa é a idade anunciada pelo Olympique de Marseille em sua nota dizendo que a “velocidade, força, impacto em duelos defensivos e seus muitos jogos em competições europeias” de Mbemba tornam esse “verdadeiro guerreiro um jogador muito valioso, cujas experiências serão benéficas ao nosso time”.

A contratação de um zagueiro era necessária. William Saliba, o jogador com mais minutos em campo na última temporada do Olympique de Marseille, retornou de empréstimo ao Arsenal. Mbemba é o terceiro reforço do clube, após o jovem zagueiro Isaak Touré, de 19 anos, do Le Havre, e o também defensor Samuel Gigot, 28 anos, que estava no Spartak Moscou.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo