França
Tendência

Mbappé reclama do uso da sua imagem em campanha do PSG: “Não é o Kylian Saint-Germain”

Questão de direitos de imagem já foi um problema levantado por Mbappé na seleção francesa e problema se repete no PSG

Kylian Mbappé criticou o Paris Saint-Germain por não pedir a sua permissão para usar uma entrevista com ele em vídeo para promover a venda de ingressos de temporada para 2023/24, alegando que não sabia do que se tratava. O atacante ainda foi além e disse que o clube não é “Kylian Saint-Germain”.

O jogador, de 24 anos, aparece em um vídeo promocional do PSG para os ingressos de temporada de 2023/24, algo similar ao que os clubes brasileiros fazem com sócios-torcedores. Mbappé é a voz que conduz todo o vídeo falando sobre o estádio, sobre os torcedores e sobre os parisienses. O vídeo divulgado é este:

Segundo Mbappé, a entrevista foi descrita para ele como “uma entrevista básica do clube em um dia de marketing” e ele não foi informado sobre para que seria usado. “Acabei de assistir à campanha de renovação do clube para a temporada 23/24”, afirmou Mbappé em um story do Instagram. “Em nenhum momento fui informado do conteúdo da entrevista com o meu entrevistador”.

“É por isso que eu luto por direitos de imagem individuais. O PSG é um grande clube e uma grande família, mas certamente não é o Kylian Saint-Germain”, continuou o jogador, criticando a forma como foi usada a sua imagem.

Não é a primeira vez que Mbappé tem problemas com algo da sua imagem sendo usado sem a sua autorização. Em março de 2022, ele entrou em conflito com a seleção francesa em relação ao uso da imagem dos jogadores, o que levou a um boicote de certas atividades comerciais por jogadores, e não só Mbappé, que não queriam sua imagem associada a alguns setores da indústria, como sites de apostas e restaurantes fast-food.

Em setembro de 2022, Mbappé se recusou a participar de uma sessão de fotos com a seleção francesa diante da recusa da Federação Francesa de Futebol (FFF) em mudar o acordo de direitos de imagem com os jogadores. Depois de muita pressão, comandada por Mbappé e com o apoio de outros jogadores dentro dos Bleus, a FFF decidiu mudar o acordo de direitos de imagem com os jogadores.

Esse aspecto é tão importante para Mbappé que o Real Madrid fez uma proposta para a estrela francesa em que ele teria muito mais controle sobre essa questão. Era um dos aspectos da proposta feita para o jogador, na tentativa de contratá-lo em 2022. Mbappé tinha contrato só até junho de 2022 e tudo indicava que ele deixaria o Paris, possivelmente para o Real Madrid.

Em maio de 2022, ele acabou assinando um novo contrato com o clube por mais três anos, sendo que o último desses é por opção dele. Ou seja: caso queira, Mbappé poderá deixar o PSG em julho de 2024. Algo que faz com que haja mais especulações sobre o seu futuro, já que para não perder de graça o jogador, seria preciso ou renovar o contrato mais uma vez na próxima temporada, ou então vendê-lo na janela de transferências ao final da atual temporada.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo