França

Mbappé e Gignac estão na pré-lista da França para a Olimpíada de Tóquio-2020

Campeão do mundo, Mbappé já disse publicamente que sonha em jogar Olimpíada e está na enorme lista de 90 nomes para Tóquio-2020

O nome de Kylian Mbappé e de André-Pierre Gignac estão em uma pré-lista da seleção francesa para as Olimpíadas de Tóquio, que acontece no final de julho e começo de agosto. A informação é do jornal francês L’Equipe. Quem fez a lista foi o técnico Sylvain Rippol, técnico da seleção sub-23 da França. Apesar do jogador do PSG estar na lista, a sua presença em Tóquio é bastante improvável. A França está no Grupo A do futebol masculino, junto ao anfitrião Japão, a África do Sul e o México.

A lista não é pública e tem cerca de 90 nomes. É uma exigência do Comitê Olímpico Internacional. Gignac, que esteve na seleção francesa e jogou a Eurocopa de 2016, por exemplo, tem 36 jogos e sete gols marcados pelos Bleus. Sua convocação seria curiosa, já que ele deixou de ser chamado para a seleção francesa em 2016.

Aos 35 anos, ele é um dos destaques do Tigres e foi parte fundamental da conquista da Champions League da Concacaf, carinhosamente chamada de Concachampions, e esteve no Mundial de Clubes com os mexicanos. Tornou-se ídolo dos azuis e dourados e tem contrato com o Tigres até 2024, um vínculo que deve durar, portanto, até o fim da sua carreira profissional.

Ser chamado para defender a França nos Jogos Olímpicos seria interessante e uma consagração para um jogador que decidiu fazer história, saindo do Olympic de Marseille, o clube da sua cidade, para trilhar um caminho incomum. Foi ao México e empilhou títulos ao longo da carreira, conquistando praticamente tudo que é possível pelo clube.

Mbappé, contudo, dificilmente será liberado. Até porque a França tem a Eurocopa para disputar de 11 de junho a 11 de julho e certamente o jogador estará no elenco convocado por Didier Deschamps. O PSG não é obrigado a liberar o jogador para a Olimpíada, por não ser uma data Fifa, então seria preciso entrar em um acordo. A não ser que Mbappé faça absoluta questão, é improvável que o vejamos no Japão. O curioso é que ele tem idade olímpica, porque tem só 22 anos.

Embora a lista inicial tenha cerca de 90 nomes, só 18 poderão ser convocados para as Olimpíadas. O futebol olímpico começa no dia 22 de julho e vai até o dia 7 de agosto. Além da lista final de convocados, quatro nomes são colocados na lista de espera para caso seja preciso substituir algum dos convocados por lesão.

O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) já disse que quer Mbappé na Olimpíada. O problema é que tem que combinar com os russos, ou melhor, com os catarianos. O PSG já informou à FFF que não vai liberar Mbappé para os jogos de Tóquio-2020 (a marca foi mantida apesar de a Olimpíada ter sido adiada paras 2021).

Apesar do desejo de Mbappé de jogar uma Olimpíada, é possível que ele tenha o sonho adiado para 2024, quando Paris será a sede dos Jogos Olímpicos. Seria uma forma de ele promover a seleção olímpica e ele seria um dos jogadores acima da idade, já que teria 25 anos.

 

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo