França

Brasileiro que saiu da Arábia para França contraria CR7 e Neymar e elogia Ligue 1

Luiz Felipe saiu do Al-Ittihad e agora foi anunciado pelo Olympique de Marseille

Cristiano Ronaldo causou polêmica durante a cerimônia do Globe Soccer Awards, no fim de dezembro, quando afirmou que a Ligue 1tem apenas o PSG e o resto está acabado” e cravou que a Saudi Pro League, onde atua pelo Al-Nassr, é superior à elite do futebol francês.

Neymar, que atuou na França por seis anos e agora defende o Al-Hilal, compartilhou da mesma opinião em entrevista à “CNN” na última terça-feira (7).

Como as declarações contraditórias da dupla incomodaram aos franceses, questionaram o brasileiro Luiz Felipe, anunciado pelo Olympique de Marseille após deixar o Al-Ittihad, se eles estavam certos.

O defensor tratou apenas como uma opinião da qual discorda e exaltou o nível do Campeonato Francês pelo aspecto físico dos jogadores.

— Atualmente, todos os campeonatos são difíceis, já não há jogos fáceis. Já vim cá para jogar contra o Nice e o Marselha [quando estava na Lazio], e esses jogos sempre foram difíceis, com jogadores muito físicos. É um campeonato muito físico. Penso que aquela é apenas a opinião do Cristiano Ronaldo, mas não é a minha — afirmou.

— Acho que estamos vendo aqui uma liga em desenvolvimento, com um nível elevado de atacantes muito físicos. Digo isto como defensor, são jogadores que dão tudo de si e vou ter de estar preparado para os duelos — finalizou.

As falas de Neymar e Cristiano Ronaldo e as reações

A fala polêmica de CR7, além de questionar o nível dos times franceses, também usou o clima como um fator para o Campeonato Saudita ser mais difícil que a Ligue 1.

— O Campeonato Francês [pior que o Saudita]? Fácil. Eu não falo por jogar lá. Eu não quero saber o que as pessoas falam, mas elas tinham que ir lá e jogar para ver. Correr com 39, 40, graus… Eles tinham que se mudar para lá e ver — iniciou o português do Al-Nassr.

— Na França só tem o PSG. O resto está acabado. Eu não ligo para o que eles falam. A França só tem o PSG. Os outros competem, ok, mas o PSG é o mais forte. Ninguém compete com eles. Eles têm melhores jogadores, mais dinheiro. Isso não é mentira. Não entendo a surpresa das pessoas — completou — emendou.

Neymar foi por outro caminho e elogiou o nível “muito forte” do futebol francês, mas argumentou que os atletas que atuam na Arábia Saudita são melhores.

— Pelo que vejo, é melhor que a Ligue 1. A Ligue 1 tem seus pontos positivos. A liga é muito forte. Eu joguei nela, então sei bem disso. Hoje, os jogadores da Saudi Pro League são melhores. A Arábia Saudita me surpreendeu positivamente. As pessoas, o país, as cidades, a cultura. Acho que é um país que está em constante crescimento. Também sediará a Copa do Mundo de 2034, o que acho que será incrível — afirmou.

O perfil oficial do Campeonato Francês em espanhol decidiu postar uma indireta às críticas do português ao publicar uma foto de Lionel Messi, o grande rival da carreira do português, com a taça da Copa de 2022, quando jogou sob a temperatura de “38 graus”, como escreveu no X (ex-Twitter).

Naquela competição, a seleção portuguesa caiu nas quartas de final para o Marrocos, quando CR7 começou no banco de reservas.

Já o ex-jogador Adil Rami, que passou por Milan, Olympique de Marseille e Sevilla, afirmou que Cristiano seria “comido” se jogasse na França pela força dos zagueiros.

— Ele disse m****. Quer que eu lhe mostre as imagens dos defensores da Arábia Saudita? Não é porque ele teve uma grande carreira que tudo o que ele diz é verdade. Acho que é um truque de comunicação, uma estratégia publicitária — criticou.

— Temos defensores que são máquinas. Por dois anos, coloque Cristiano na Ligue 1, ele será comido. Tente jogar contra MônacoLille ou Marseille. Vá com seu pequeno time para jogar contra o Brest. Somos o maior berço do mundo junto com o Brasil — afirmou.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo