Brasileiro que saiu da Arábia para França contraria CR7 e Neymar e elogia Ligue 1
Luiz Felipe saiu do Al-Ittihad e agora foi anunciado pelo Olympique de Marseille
Cristiano Ronaldo causou polêmica durante a cerimônia do Globe Soccer Awards, no fim de dezembro, quando afirmou que a Ligue 1 “tem apenas o PSG e o resto está acabado” e cravou que a Saudi Pro League, onde atua pelo Al-Nassr, é superior à elite do futebol francês.
Neymar, que atuou na França por seis anos e agora defende o Al-Hilal, compartilhou da mesma opinião em entrevista à “CNN” na última terça-feira (7).
Como as declarações contraditórias da dupla incomodaram aos franceses, questionaram o brasileiro Luiz Felipe, anunciado pelo Olympique de Marseille após deixar o Al-Ittihad, se eles estavam certos.
O defensor tratou apenas como uma opinião da qual discorda e exaltou o nível do Campeonato Francês pelo aspecto físico dos jogadores.
— Atualmente, todos os campeonatos são difíceis, já não há jogos fáceis. Já vim cá para jogar contra o Nice e o Marselha [quando estava na Lazio], e esses jogos sempre foram difíceis, com jogadores muito físicos. É um campeonato muito físico. Penso que aquela é apenas a opinião do Cristiano Ronaldo, mas não é a minha — afirmou.
— Acho que estamos vendo aqui uma liga em desenvolvimento, com um nível elevado de atacantes muito físicos. Digo isto como defensor, são jogadores que dão tudo de si e vou ter de estar preparado para os duelos — finalizou.
As falas de Neymar e Cristiano Ronaldo e as reações
A fala polêmica de CR7, além de questionar o nível dos times franceses, também usou o clima como um fator para o Campeonato Saudita ser mais difícil que a Ligue 1.
— O Campeonato Francês [pior que o Saudita]? Fácil. Eu não falo por jogar lá. Eu não quero saber o que as pessoas falam, mas elas tinham que ir lá e jogar para ver. Correr com 39, 40, graus… Eles tinham que se mudar para lá e ver — iniciou o português do Al-Nassr.
— Na França só tem o PSG. O resto está acabado. Eu não ligo para o que eles falam. A França só tem o PSG. Os outros competem, ok, mas o PSG é o mais forte. Ninguém compete com eles. Eles têm melhores jogadores, mais dinheiro. Isso não é mentira. Não entendo a surpresa das pessoas — completou — emendou.
Neymar foi por outro caminho e elogiou o nível “muito forte” do futebol francês, mas argumentou que os atletas que atuam na Arábia Saudita são melhores.
— Pelo que vejo, é melhor que a Ligue 1. A Ligue 1 tem seus pontos positivos. A liga é muito forte. Eu joguei nela, então sei bem disso. Hoje, os jogadores da Saudi Pro League são melhores. A Arábia Saudita me surpreendeu positivamente. As pessoas, o país, as cidades, a cultura. Acho que é um país que está em constante crescimento. Também sediará a Copa do Mundo de 2034, o que acho que será incrível — afirmou.
O perfil oficial do Campeonato Francês em espanhol decidiu postar uma indireta às críticas do português ao publicar uma foto de Lionel Messi, o grande rival da carreira do português, com a taça da Copa de 2022, quando jogou sob a temperatura de “38 graus”, como escreveu no X (ex-Twitter).
Naquela competição, a seleção portuguesa caiu nas quartas de final para o Marrocos, quando CR7 começou no banco de reservas.
Já o ex-jogador Adil Rami, que passou por Milan, Olympique de Marseille e Sevilla, afirmou que Cristiano seria “comido” se jogasse na França pela força dos zagueiros.
— Ele disse m****. Quer que eu lhe mostre as imagens dos defensores da Arábia Saudita? Não é porque ele teve uma grande carreira que tudo o que ele diz é verdade. Acho que é um truque de comunicação, uma estratégia publicitária — criticou.
— Temos defensores que são máquinas. Por dois anos, coloque Cristiano na Ligue 1, ele será comido. Tente jogar contra Mônaco, Lille ou Marseille. Vá com seu pequeno time para jogar contra o Brest. Somos o maior berço do mundo junto com o Brasil — afirmou.