França

‘Luis Enrique é um pouco chato, mas eu gosto assim’, garante estrela do PSG

Pilar dos atuais campeões da Champions, português exaltou o trabalho do técnico espanhol, mas também seu lado humano

Após 14 anos de investimentos milionários em reforços de peso, o PSG finalmente concluiu seu objetivo de erguer a Champions League graças a Luis Enrique, que apostou em um elenco equilibrado e pautado no jogo coletivo.

Entre os destaques individuais dos parisienses, quem se colocou entre os melhores do mundo é Vitinha. O meia português foi crucial para o 2024/25 perfeito do PSG, tanto que ficou na 3ª posição da última Bola de Ouro.

Em entrevista ao jornal “Gazzetta dello Sport”, Vitinha reconheceu que o motivo por trás desse salto na carreira tem a ver com o treinador espanhol. O camisa 17 dos parisienses exaltou como as cobranças de Luis Enrique o ajudaram a atingir um nível de excelência.

Vitinha e Luis Enrique, pelo PSG (Foto: Imago)
Vitinha e Luis Enrique, pelo PSG (Foto: Imago)

— Trabalhei muito, tive alguma sorte e pude contar com pessoas importantes tanto no âmbito pessoal quanto no esportivo. A começar por Luis Enrique, que talvez tenha tido o impacto mais significativo na minha carreira — começou Vitinha.

É verdade, ele é um pouco chato (risos), mas eu gosto assim, porque só dá para melhorar. Ele é um ótimo treinador, não só do ponto de vista técnico e tático, mas também do ponto de vista humano, o que faz toda a diferença — concluiu o meia de 25 anos.

Vitinha segue em alta no PSG

Nesta temporada, o PSG tem oscilado, tanto que está atrás do Lens na Ligue 1. Afetado por lesões nos últimos meses, os parisienses têm contado com a regularidade do português, que não só tem mantido o bom condicionamento físico, como também melhorou seus números em participações em gols.

Conhecido por ser o regente do meio-campo do treinador espanhol, Vitinha tem tido maior impacto no sistema ofensivo do PSG. Com 32 jogos a menos, o camisa 17 já contribuiu com mais gols e assistências em 2025/26 — 13 no total — do que na última temporada (10).

Vitinha pelo PSG nesta temporada

  • Jogos: 20
  • Gols: 5
  • Assistências: 8
Vitinha, meia do PSG, comemora gol contra o Tottenham (Foto: Imago)
Vitinha, meia do PSG, comemora gol contra o Tottenham (Foto: Imago)

Só que o destaque individual não empolga o meia português. Assim como Luis Enrique, Vitinha acredita que o sucesso coletivo é muito mais importante do que as conquistas pessoais.

— Estou me divertindo, mas não me esqueço de que também existem momentos ruins em uma temporada e sempre há críticas. Para mim, porém, o importante é me manter o melhor possível para ajudar a equipe.

Em busca de uma vaga direta nas oitavas de final da Liga dos Campeões, os parisienses enfrentam o Athletic Bilbao na quarta-feira (10), às 17h (horário de Brasília), fora de casa, pela 6ª rodada do torneio.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo